Thinking Football: Pontos UEFA e imprensa nacional na agenda de Pinto da Costa
Porto Canal
Jorge Nuno Pinto da Costa deixou críticas ao modelo da UEFA, com destaque para o facto de uma vitória na Liga dos Campeões valer o mesmo que uma conquista na Liga Conferência. Mas não foi o único. Foram várias as personalidades que marcaram presença no Thinking Football Summit 2023 e criticaram o sistema de pontuação no ranking da UEFA.
A menos de uma semana do evento, Pedro Proença, Presidente da Liga Portugal, já tinha emitido um comunicado onde lamenta o facto de "as equipas médias não conseguirem ser tão competitivas a nível internacional, acaba por prejudicar todas as outras", visto que Portugal perdeu um lugar no ranking UEFA para a Liga holandesa. O presidente da Liga Portugal foi mais longe e falou mesmo em injustiça por aquilo que diz ser "um sistema de pontuação desajustado".
O Presidente do FC Porto também falou sobre o estado atual do futebol português. “O futebol português tem os melhores dirigentes, veja-se o caso da Liga, presidida por Pedro Proença e a Federação, por Fernando Gomes, dos melhores treinadores, dos melhores jogadores. A nível de organização, gente requisitada para o estrangeiro como Antero Henrique e agora Domingo Soares de Oliveira, tem tudo para ser bom”, começa por dizer Pinto da Costa.
“Quando falo com pessoas do futebol diretamente, todas acham que eu tenho razão. O que nós temos que os outros não têm? A comunicação social, doa a quem doer. Porque nós vemos televisões a encher horas e horas a falar pretensamente de futebol”, afirma o Presidente dos azuis e brancos. Um dos casos falados durante o Thinking Football foi a SIC (Sociedade Independente de Comunicação). Muitos acham que o canal é líder de audiências porque talvez não tenha programas de mal dizer do futebol.
De recordar que este domingo, a partir das 21h00, o Porto Canal e a FC Porto TV exibem a intervenção de Jorge Nuno Pinto da Costa na edição de 2023 do Thinking Football Summit, evento organizado pela Liga Portugal.