Executivo do Porto discute reverter cedência de utilização da Escola n.º 85, na Foz do Douro

Executivo do Porto discute reverter cedência de utilização da Escola n.º 85, na Foz do Douro
| Porto
Porto Canal

O executivo da Câmara do Porto discute segunda-feira reverter a cedência de utilização da Escola n.º 85, que retoma à posse do município, e celebrar um acordo com a coletividade que ocupa parte daquele edifício na zona da Foz.

Na proposta, o vereador com o pelouro da Economia, Ricardo Valente, esclarece que em julho de 2019 foi aprovada a cedência de utilização da antiga Escola n.º 85 à União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde por um período de 16 anos.

O contrato de cedência de utilização temporária celebrado entre o município e a União de Freguesias visava “o desenvolvimento de atividades socioculturais, bem como atividades de natureza comercial”.

“Até à presente data, a UFAFDN [União de Freguesias] não evidenciou ter desenvolvido, no imóvel, as atividades supra descritas, encontrando-se o mesmo maioritariamente devoluto”, refere o vereador, destacando que a ausência de utilização configura “uma situação passível de resolução do contrato”.

Ricardo Valente esclarece ainda que a União de Freguesias foi notificada, a 27 de julho, da intenção do município reverter a cedência e que não foi rececionada qualquer pronuncia nos 10 dias concedidos para o fazer.

Parte da cave da antiga Escola n. º85 está ocupada com a sede da Associação e Cantares do Norte de Portugal, coletividade com quem o município pretende celebrar um contrato de cedência temporária, por um período inicial de dois anos, para manter e regularizar a sua ocupação.

+ notícias: Porto

Obras do metro criam novos condicionamentos ao trânsito na Baixa do Porto

Na sequência das obras da Linha Rosa da Metro do Porto, a circulação rodoviária na Baixa do Porto vai sofrer algumas alterações nas ruas de Mouzinho da Silveira e Ferreiras Borges, mas também na via rodoviária envolvente, já a partir de segunda-feira, informou a Câmara Municipal em comunicado enviado às redações.

Detido no Porto jovem suspeito de incentivar massacres em escolas brasileiras

Um jovem português foi detido esta quinta-feira pela Unidade de Contraterrorismo da Polícia Judiciária. O estudantes de 17 anos é suspeito de ter incentivado dezenas de massacres em escolas no Brasil, avança a CNN Portugal.

Presidente da bancada do PSD na Assembleia Municipal do Porto apresenta demissão

O Público avança, esta quinta-feira, a demissão do líder de bancada do PSD na Assembleia Municipal do Porto. Miguel Côrte-Real terá apresentado a sua demissão na noite de quarta-feira numa reunião da bancada do partido que o próprio convocou.