FC Porto: Francisco Conceição de volta a casa

FC Porto: Francisco Conceição de volta a casa
| Desporto
Porto Canal

De Amesterdão para o Dragão. Francisco Conceição está de regresso ao FC Porto por empréstimo do Ajax e vai vestir a camisola 10 que foi sua em 2021/22. O extremo de 20 anos é o sexto reforço dos azuis e brancos neste defeso após os ingressos de Fran Navarro, Nico González, Alan Varela, Jorge Sánchez e Iván Jaime.

Nasceu na cidade dos estudantes, mas cedo se mudou para Alcochete para lá expressar o futebol que lhe corria no sangue. Em 2017, com apenas 15 anos, rumou ao Olival e logo deu nas vistas devido à capacidade técnica acima da média. Depois de marcar 15 golos pelos Sub-17 em 2018/19, estreou-se nos Sub-19 na época seguinte, escalão ao serviço do qual cumpriu 22 jogos entre campeonato e Youth League.

O talento para ultrapassar adversários e levar a equipa para a frente impressionava e, por isso, a trajetória ascendente levou-o à estreia como sénior pelo FC Porto B, logo a titular, frente ao Varzim, a 13 de setembro, poucas semanas depois de ter assinado o primeiro contrato profissional. Menos de quatro meses volvidos, foi chamado por Sérgio Conceição para o clássico diante do Benfica na 14.ª jornada e, a 15 de fevereiro desse ano, teve a primeira oportunidade no Dragão. O FC Porto perdia por 1-0 no dérbi da Invicta e o estreante, com apenas 19 anos, entrou para mexer com o jogo. Surpreendeu os adversários, conquistou uma grande penalidade e foi determinante num golo de Evanilson que acabaria por ser anulado. A celebração com o pai e treinador ficou para sempre no coração dos portistas.

O sonho estava bem vivo para Francisco, que quatro dias depois debutou na Liga dos Campeões e logo de seguida recebeu o prémio MVP da Liga na Madeira, após uma difícil vitória frente ao Marítimo. De pedra e cal no plantel principal, recebeu as merecidas distinções nacionais e internacionais: esteve entre os nomeados para Golden Boy e venceu o Dragão de Ouro para Atleta Revelação do ano.

Com a nova temporada veio um novo número: o “pesado” 10 nas costas. Durante a temporada em que envergou essa camisola, marcou o primeiro golo pelo clube, frente ao Feirense, e foi protagonista de um dos triunfos mais importantes de 2021/22: à 17.ª jornada, no Estoril, os Dragões tinham saído a perder por 2-0 para o intervalo e, já depois de Taremi e Luis Díaz empatarem a partida, Francisco Conceição saltou do banco na Amoreira aos 87 minutos para completar a reviravolta aos 89 e colocar milhares de portistas em ebulição. O FC Porto era líder isolado, estatuto que não viria a deixar escapar até levantar o troféu.

Ao cabo de 50 jogos, três golos, cinco assistências, uma Liga e uma Taça de Portugal conquistadas e mais uma nomeação para Golden Boy, o jovem internacional português, que esteve em dois Europeus sub-21, trocou o país natal pelos Países Baixos e o FC Porto pelo Ajax. A primeira experiência fora de portas durou 35 jogos (entre equipa A e B), nos quais apontou seis golos – dois deles foram eleitos os melhores do mês em novembro e abril – e concedeu três assistências. Agora, “Chico” faz o caminho de volta a casa e está de regresso ao clube do coração.

+ notícias: Desporto

FC Porto: Treino matinal a pensar na última jornada da Liga

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde deu início à preparação para o jogo com o SC Braga (sábado, 20h30, Sport TV), no Estádio Municipal de Braga, a contar para a 34.ª e última jornada do campeonato.

Na mira da justiça. Dirigentes do Benfica suspeitos de desvio de 6 milhões de euros 

O Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) e a Polícia Judiciária (PJ) têm fortes suspeitas de que o ex-líder das ‘Águias’ Luís Filipe Vieira, juntamente com Rui Costa, o antigo administrador da SAD dos encarnados, Domingos Soares Oliveira e o ex-assessor jurídico, Paulo Gonçalves, terão encetado, entre 2014 e 2020, um alegado plano para desviar cerca de seis milhões de euros dos cofres da Benfica SAD, através de contratos de intermediação de jogadores falsos.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.