Cidade da Inovação em Matosinhos afinal não vai nascer nos terrenos da Petrogal 

| Norte
Porto Canal

O novo polo da Universidade do Porto, que estava previsto nascer nos terrenos da antiga refinaria de Matosinhos, vai afinal erguer-se na Rua Belchior Robles, em frente aos tanques de armazenamento de combustível. As parcelas foram doadas pela Petrogal ao Município há 25 anos.

De acordo com o Jornal de Notícias, o protocolo de cooperação entre a Petrogal e a Câmara de Matosinhos para a cedência de terrenos alegadamente sem qualquer tipo de contaminação foi assinado em novembro de 1997.

Segundo o mesmo jornal, trata-se de duas parcelas, com as áreas de 3 880,25 metros quadrados e de 392,61 metros quadrados, estando avaliadas em 368 260 mil euros.

Tendo em conta os prazos do financiamento, que provém do Fundo para uma Transição Justa, a autarquia poderá avançar com a primeira fase da obra nos referidos terrenos, podendo depois expandir o polo universitário para a área da refinaria, avança ainda o JN.

Ainda assim, o desmantelamento da Petrogal e consecutiva descontaminação dos terrenos poderá levar vários anos.

No ano passado, a Câmara de Matosinhos, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e a Galp assinaram um protocolo de cooperação "para a reconversão dos terrenos até agora ocupados pela refinaria da Galp", em Leça da Palmeira.

De acordo com as entidades, o objetivo é "promover a valorização económica, social e ambiental de toda a região Norte do país, posicionando esta iniciativa no topo dos projetos mundiais de tecnologia associada a energias sustentáveis".

A cidade da inovação pretende potenciar "um ecossistema urbano, social e ambientalmente sustentável, incluindo comércio e serviços, hotelaria, restauração, indústria 5.0, habitação, equipamentos culturais e de lazer, com destaque para um 'Green Park' [parque verde]".

+ notícias: Norte

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.