Instalação de polo da Universidade do Porto nos terrenos da antiga refinaria está "em fase adiantada"

Instalação de polo da Universidade do Porto nos terrenos da antiga refinaria está "em fase adiantada"
| Norte
Porto Canal

Está "em fase bastante adiantada" a negociação com vista à instalação de um polo tecnológico e de um centro de inovação nos terrenos da antiga refinaria da Petrogal, em Matosinhos.

A confirmação foi deixada, esta quarta-feira, pelo reitor da Univerisdade do Porto (UP), no encerramento da sessão solene comemorativa dos 112 anos da instituição. 

António de Sousa Pereira reiterou que o novo espaço será uma "verdadeira incubadora de talento em setores de intensa especialização", segundo relata o Jornal de Notícias (JN), reforçando que o novo campus irá permitir "o crescimento e a afirmação da universidade como um centro de excelência nos domínios da neutralidade carbónica e climática, das energias limpas e renováveis, da mobilidade sustentável e da economia circular", de acordo com a mesma fonte. 

O projeto, que irá ocupar uma área de 50 hectares, será destinado às engenharias e à ciência e, de acordo com o JN, este deverá ser erguido no extremo sul dos terrenos da antiga refinaria de Leça da Palmeira, uma zona com melhores acessos, noeadamente ao nível dos transportes públicos, do que a parte norte, inicialmente prevista.

Recorde-se que a Galp diz estar a trabalhar num plano de desmantelamento, descomissionamento e descontaminação do terreno que tem de obter parecer das entidades licenciadoras ambientais, depois de a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) ter evidenciado a existência de contaminação dos solos e das águas subterrâneas da área. 

+ notícias: Norte

Resgatado tripulante de embarcação de pesca que caiu à água ao largo de Aveiro

A Estação Salva-vidas de Aveiro resgatou na noite de quarta-feira um tripulante de uma embarcação de pesca que caiu à água a cerca de 22 quilómetros a noroeste da barra do porto de Aveiro, foi anunciado.

Fogo deflagra em zona de mato em Caminha

Um incêndio deflagrou, ao início da noite desta quarta-feira, numa zona de mato em Vilar de Mouros, em Caminha, apurou o Porto Canal junto do Comando Sub-Regional do Alto Minho.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.