O legado do Arq. Fernando Távora no centenário do “pai da escola do Porto”

O legado do Arq. Fernando Távora no centenário do “pai da escola do Porto”
| Norte
Porto Canal

O arquiteto Fernando Távora, o “pai da escola do Porto” – como escrevia Souto de Moura em 2005 – faria 100 anos a 25 de agosto. Nascido no Porto em 1923, deixou um legado em várias cidades do Norte de Portugal.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

As várias obras de Fernando Távora marcaram a arquitetura portuguesa. Exemplos disso são a Casa de Ofir (Esposende), o Mercado da Vila da Feira (Santa Maria da Feira), o Pavilhão de Ténis da Quinta da Conceição (Matosinhos), a Escola do Cedro (Gaia), a Pousada de Santa Marinha da Costa (Guimarães), o Anfiteatro da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e a Casa dos 24 (Porto).

No ano do centenário há cerca de trinta iniciativas para celebrar a vida e obra de Távora em diversas instituições e universidades do Porto e Coimbra, entre outras cidades do país, até setembro de 2024.

O centenário do arquiteto Fernando Távora traz também a abertura da antiga “Casa dos 24”, com a exposição “A Urgência da Cidade: o Porto e 100 anos de Fernando Távora”, que ficará patente até 29 de outubro.

Fernando Távora morreu a 3 de setembro de 2005 em Matosinhos, tinha 82 anos.

+ notícias: Norte

Extensão da Linha Amarela do Metro será inaugurada em menos de um mês

A extensão da Linha Amarela da Metro do Porto deverá abrir ao público em menos de um mês. A informação foi avançada esta quarta-feira pelo presidente da empresa Tiago Braga, numa visita à escavação do túnel da nova Linha Rosa que vai ligar o Jardim do Carregal à Praça da Liberdade.

Metro do Porto altera projeto da Linha Rubi para que elétrico continue a circular

A Metro do Porto vai mudar o método construtivo da ponte Ferreirinha, que servirá a Linha Rubi, para deixar passar o elétrico na Rua do Ouro, cuja suspensão tinha sido rejeitada pela Câmara, revelou esta quarta-feira o líder da transportadora.

Arranca esta quinta-feira a segunda edição da Bienal de arte e tecnologia INDEX em Braga

Braga recebe a partir desta quinta-feira a segunda edição da bienal INDEX, que até dia 19 vai apresentar cerca de 50 propostas artísticas que vão do japonês Ryoji Ikeda ao vencedor do prémio Turner Lawrence Abu Hamdan.