Sala de consumo assistido do Porto com resposta insuficiente

| Porto
Ana Mota / Agências

Os utilizadores e responsáveis pela sala de consumo assistido de droga, no Porto, dizem que é necessário um reforço da resposta na cidade. A estrutura recebeu, nove meses depois da entrada em funcionamento, mais 600 utilizadores do que era esperado. O presidente da Câmara Municipal do Porto diz que o município continua disponível para financiar uma unidade móvel.

O consórcio “Um Porto Seguro” previa uma adesão de mil pessoas ao programa, valor que foi superado ao fim de nove meses de funcionamento. Desde a abertura, em 24 de agosto de 2022, e até maio, foram admitidos 1665 utilizadores no espaço. Nuno Lourinho, enfermeiro chefe da sala, diz que os profissionais têm falado com a autarquia e com as entidades competentes sobre o facto do espaço “ser muito pequeno” e de a segurança “por vezes deixa muito a desejar”.

Instalada na ‘Viela dos Mortos’, a sala de consumo amovível começou a funcionar a 24 de agosto de 2022 sob a gestão do consórcio ‘Um Porto Seguro’ por um período experimental de um ano.

Uma portaria publicada a 10 de agosto em Diário da República avançou já o lançamento do concurso público para a gestão da sala de consumo vigiado fixa no Porto, cuja dotação ascende a 460 mil euros.

Com a abertura deste concurso, o programa de consumo vigiado deixa de ser um projeto-piloto e passa a ser uma resposta financiada pelo Ministério da Saúde, através do SICAD.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

+ notícias: Porto

Porto entre os três distritos onde as mulheres mais sofrem de violência

Os distritos com mais mulheres vítimas de crimes de violência em 2022 e 2023 são Lisboa, com 5.327 casos, Faro com 4.060 vítimas e o Porto com 3.270, segundo dados da Associação de Apoio à Vitima (APAV).

Túneis das Antas com circulação condicionada para manutenção periódica durante período noturno

Os acessos aos túneis das Antas I e II, no Porto, vão estar condicionados ao trânsito, entre quarta-feira e sábado, para manutenção de elementos da via pública (substituição dos painéis de mensagem variável), informou esta segunda-feira a autarquia.

Executivo do Porto unânime em repudiar ataques em vigílias solidárias com Palestina

O executivo da Câmara do Porto foi esta segunda-feira unânime em repudiar os ataques verbais e físicos de que os cidadãos que se têm manifestado em solidariedade com o povo palestiniano têm sido alvo na cidade.