AHRESP insiste em alterações a medidas gravosas para alojamento local

AHRESP insiste em alterações a medidas gravosas para alojamento local
Pedro Benjamim | Porto Canal
| País
Porto Canal/Agências

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) manifestou-se esta terça-feira satisfeita com o veto do Presidente da República ao programa Mais Habitação e apelou a um consenso para alterações às medidas gravosas para o alojamento local.

“A AHRESP recebeu este veto com satisfação, abrindo-se agora uma nova oportunidade de diálogo entre todas as forças políticas, e apela a um consenso alargado – o que também é salientado pelo Presidente da República – para que se modifique a proposta relativamente às gravosas medidas para o AL [alojamento local] e se incida sobre as verdadeiras causas da crise da habitação e sobre o papel que o próprio Estado pode ter nessa matéria”, defendeu a associação, em comunicado enviado às redações.

A associação tem vindo a apontar o “impacto negativo desta proposta legislativa” do Governo para a habitação, sobretudo o “prejuízo que terá” para o AL, que está a assistir a um “compasso de espera de algum investimento privado, sem o qual qualquer solução global é insuficiente”.

O Presidente da República vetou na segunda-feira o decreto que reunia as principais alterações à legislação da habitação - com mudanças ao nível do arrendamento, dos licenciamentos ou do alojamento local - aprovadas no dia 19 de julho no parlamento pelo PS, que já anunciou que irá confirmá-la no início da próxima sessão legislativa.

Na mensagem que acompanha a devolução do diploma ao parlamento, Marcelo Rebelo de Sousa expressou um "sereno juízo negativo" sobre as medidas e criticou a ausência de consenso partidário.

“Não é fácil de ver de onde virá a prometida oferta de casa para habitação com eficácia e rapidez”, disse, acrescentando que “não é suficientemente credível” quanto à execução a curto prazo ou mobilizador.

Marcelo Rebelo de Sousa destacou que se tratou de um veto político e não constitucional, assumindo uma discordância face às opções do Governo e da maioria PS neste processo, e sustentou que o diploma "não representava a base de apoio nacional que era necessária".

+ notícias: País

Cinco reclusos fogem da prisão de Vale de Judeus. Autoridades em alerta

Cinco reclusos fugiram, este sábado, do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, em Lisboa. 

Acionada cooperação policial internacional para captura de reclusos em fuga

O Sistema de Segurança Interna (SSI) indicou este sábado que foi "agilizada a cooperação policial internacional" para a captura dos cinco reclusos que fugiram do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, em Alcoentre, no distrito de Lisboa.

Último transporte de helicópteros cedidos por Portugal segue para Kiev

O último transporte dos seis helicópteros Kamov doados por Portugal à Ucrânia seguiu sexta-feira para Kiev, “após um longo período de incerteza e de negociações”, anunciou hoje o Ministério da Defesa Nacional (MDN).