Primeiro ano da sala de consumo vigiado do Porto foi “francamente positivo”

Primeiro ano da sala de consumo vigiado do Porto foi “francamente positivo”
| Porto
Porto Canal/Agências

O presidente do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD) fez esta terça-feira um balanço "francamente positivo" do primeiro ano da sala de consumo vigiado do Porto, que aproximou os consumidores de droga dos profissionais de saúde.

A sala de consumo “tem respondido, no essencial, àquilo que se pretendia”, destacou João Goulão, em declarações à Lusa, lembrando, no entanto, que esta é “mais uma resposta a somar-se a tantas outras”.

“Estou longe de pensar que é a única resposta. É uma porta de entrada para o sistema, mais uma forma de captar e aproximar estas pessoas, mas não pode ser um fim em si própria”, considerou.

Uma das principais conclusões a retirar deste primeiro ano de funcionamento é a “enorme predominância de consumos por via fumada”, realidade que se antecipava, mas que não se previa ser tão preponderante.

Desde a abertura da sala de consumo, em 24 de agosto de 2022, e até maio, foram admitidos 1.665 utilizadores e realizados 38.148 consumos, mais de metade (58%) por via fumada, de acordo com os dados partilhados no último relatório do Programa de Consumo Vigiado do Porto.

“Esta é uma realidade à qual temos de adequar a nossa intervenção. Atualmente, há uma panóplia imensa de substâncias que circulam, mas a enorme preponderância das substancias utilizadas pelas pessoas que nos procuram nestes espaços são, sobretudo, a heroína e o ‘crack’”, referiu.

Destacando que este é “um problema complexo com várias vertentes”, João Goulão afirmou que a prioridade desta resposta, inserida na política de redução de riscos e minimização de danos, é a “preservação da saúde” dos que, maioritariamente por dependência, não se conseguem libertar destas substâncias.

“Sentimos que dispositivos deste tipo são extremamente úteis para ganhar a confiança destas pessoas e possibilitar o encaminhamento para outras respostas mais estruturadas, que permitam a alteração dos estilos de vida”, considerou.

Com o consumo de substâncias esta terça-feira mais visível no espaço público, João Goulão defendeu também a necessidade de se criar um equilíbrio: “reforçar a intervenção das forças de segurança no combate ao tráfico de droga e reforçar o respeito por estas pessoas às quais temos de conseguir facultar os níveis mais básicos da dignidade humana”.

“É um tempo muito desafiante, em que é fundamental tratarmos quem nos procura”, acrescentou.

Instalada na ‘Viela dos Mortos’, a sala de consumo amovível começou a funcionar a 24 de agosto de 2022 sob a gestão do consórcio Um Porto Seguro por um período experimental de um ano.

Uma portaria publicada a 10 de agosto em Diário da República avançou já o lançamento do concurso público para a gestão da sala de consumo vigiado fixa no Porto, cuja dotação ascende a 460 mil euros.

Com a abertura deste concurso, o programa de consumo vigiado deixa de ser um projeto-piloto e passa a ser uma resposta financiada pelo Ministério da Saúde, através do SICAD.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).