Consumo vigiado no Porto. Uma unidade móvel por pensar e a falta de respostas para quem usa ou deixa de usar drogas

| Porto
Maria Abrantes

Os profissionais responsáveis pelo acompanhamento de situações de toxicodependência pedem mais respostas para o acompanhamento biopsicossocial dos utentes. Confrontados com o facto de não avançar, para já, uma unidade móvel de consumo na cidade do Porto, lamentam a faltam desse equipamento, mas garantem que não é a única necessidade.

A notícia já tinha sido avançada pelo Jornal Público, em finais de junho, relativamente à unidade móvel de consumo vigiado, que está, efetivamente, protocolada entre as partes que assinam o documento que dá início ao programa de consumo vigiado do porto.

No final do primeiro ano de vigência da sala de consumo – assinalado em agosto próximo -, além do lançamento de concurso para a mesma, seria expectável que fosse então preparada a dita unidade móvel. Mas, a dois meses de perfazer um ano, nem uma nem outra solução estão à vista.

Ainda que considerada como uma resposta necessária, para Jorge Rocha, dirigente da ARRIMO, cujas equipas de rua acompanham de perto a realidade no Porto oriental, a unidade móvel não configura uma prioridade.

Jorge Rocha reforça a ideia de que são necessárias respostas que, além da redução de riscos e da minimização de danos, tragam perspetivas de futuro e uma vida, tanto à população que usa drogas, como à população que consegue terminar o protocolo de tratamento.

De acordo com este profissional, além de não existir organização entre as instituições responsáveis – SICAD, ARS e CRI -, as respostas existentes acabam, quando acaba o tratamento, sendo necessário investir em habitação, coordenação com o Instituto de Formação Profissional, entre outras valências.

A ação musculada da PSP na zona da Pasteleira, necessária na opinião de Jorge Rocha, não deixou de trazer outras consequências para a cidade, como o movimento pendular de utilizadores de droga para outras zonas, nomeadamente para Ramalde, mas, sobretudo, para o Porto oriental.

O fenómeno de migração desta população fez com que muito do trabalho de acompanhamento, realizado pela sala de consumo vigiado, se tenha perdido.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

+ notícias: Porto

Livraria Lello quer elevador e miradouro de 21 metros no edifício vizinho

Os proprietários da Livraria Lello querem requalificar o edifício adjacente, de que também são donos, e nele construir um elevador e um miradouro com 21 metros de altura. O projeto, que teve para já um parecer negativo da CCDR-N, é assinado por Álvaro Siza Vieira.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.