Presidente da República promulga diploma sobre prioridades e objetivos da política criminal

Presidente da República promulga diploma sobre prioridades e objetivos da política criminal
| Política
Porto Canal/Agências

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta segunda-feira o diploma sobre os objetivos, as orientações e as prioridades para a lei de política criminal entre os anos 2023 e 2025.

O diploma tinha sido aprovado pelo parlamento em julho - na sequência do trabalho na especialidade na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias - com os votos favoráveis de PS, PSD e Livre, registando-se ainda as abstenções da Iniciativa Liberal (IL), Bloco de Esquerda (BE) e PAN, além dos votos contra de Chega e PCP.

O biénio 2023-2025 destaca em termos de política criminal o combate à criminalidade grupal e delinquência juvenil, o auxílio à imigração ilegal e fraudes na obtenção de subsídios, como os fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A proposta sobre as orientações, objetivos e prioridades para os próximos dois anos foi apresentada pelo Governo em abril, com a ministra da Justiça a assinalar as metas da celeridade processual e da eficácia.

O diploma, sustentou então Catarina Sarmento e Castro, manteve nas prioridades o combate à corrupção e branqueamento de capitais, violência doméstica, tráfico humano, crimes contra a liberdade e autodeterminação sexual, os crimes de incêndio florestal ou os crimes rodoviários, depois de serem ouvidos os órgãos de polícia criminal e tendo em conta os dados do Relatório Anual de Segurança Interna (RASI).

+ notícias: Política

OE2025. Pedro Nuno Santos confirma abstenção do PS e viabiliza documento

Pedro Nuno Santos anunciou, esta quinta-feira, que o PS vai viabilizar o Orçamento do Estado (OE) para 2025 com a sua abstenção,, evitando a possibilidade de eleições antecipadas. O secretário-geral do Partido Socialista sublinhou que vai propor a abstenção na votação do documento à Comissão Política do PS, admitindo que a "política exige escolhas difíceis".

OE2025. PSD defende que “ganha Portugal” com “viabilização total” pelo PS

O líder parlamentar do PSD considerou esta quinta-feira que a proposta do secretário-geral do PS de viabilizar o Orçamento do Estado para 2025, na generalidade e na votação final global, “é responsável” e representa uma vitória para Portugal.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.