Zelensky altera regras de seleção de juízes do Tribunal Constitucional

Zelensky altera regras de seleção de juízes do Tribunal Constitucional
| Mundo
Porto Canal/Agências

O Presidente da Ucrânia assinou na quinta-feira uma lei que altera as regras de seleção dos juízes do Tribunal Constitucional, uma das reformas prioritárias definidas pela Comissão Europeia para a adesão de Kiev à União Europeia.

"Acabei de assinar uma das principais leis que a Ucrânia precisa para iniciar as negociações com a União Europeia sobre a adesão do nosso país. A lei garante uma seleção transparente, profissional e justa dos juízes do Tribunal Constitucional", referiu Volodymyr Zelensky, no seu habitual discurso diário.

Segundo a agência de notícias Ukrinform, o Presidente ucraniano garantiu que as negociações começarão este ano e que a Ucrânia está "um passo mais perto de ingressar na União Europeia".

Bruxelas identificou sete reformas prioritárias no campo do judiciário e da luta contra a corrupção, necessárias para avançar no caminho europeu da Ucrânia.

Kiev solicitou a sua entrada formal dias após a agressão militar russa e já em junho do ano passado, a UE reconheceu o estatuo de candidato da Ucrânia, juntamente com a Moldova.

+ notícias: Mundo

Papa diz que "mundo não se salva afiando espadas, mas acolhendo todos"

O Papa Leão XIV alertou que o mundo “não se salva afiando espadas”, mas sim pelo perdão, pela compreensão e pelo “acolhimento de todos”, durante a primeira missa do ano, que coincide com o Dia Mundial da Paz.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.