Banco Central da Noruega sobe taxa de juro em 25 pontos para 4%

Banco Central da Noruega sobe taxa de juro em 25 pontos para 4%
| Economia
Porto Canal / Agências

O Norges Bank, Banco Central da Noruega, anunciou hoje uma subida das taxas de juro em 25 pontos base até 4% para controlar a inflação e não exclui a possibilidade de um novo agravamento em setembro.

A instituição justificou esta subida com os preços ao consumidor e com a inflação.

"A trajetória futura da nossa política dependerá dos eventos económicos. Se a economia continuar a desenvolver-se como previsto, as taxas vão subir novamente em setembro", afirmou a governadora do Norges Bank, Ida Wolden Bache, citada pela agência EFE.

De acordo com o Norges Bank, se a coroa norueguesa (moeda local) enfraquecer e as pressões económicas persistirem, vai ser necessário um novo agravamento das taxas de juro, precisou.

Contudo, se a economia norueguesa desacelerar de forma mais acentuada ou se a inflação cair, as taxas vão ficar abaixo da previsão de 4,25% para o outono.

+ notícias: Economia

Preço dos combustíveis segue direções opostas 

Depois de várias semanas consecutivas de descida, o preço dos combustíveis vai sofrer ligeira alterações, a partir desta segunda-feira. 

Semana arranca com sobe e desce nos preços dos combustíveis. Saiba onde é mais barato abastecer no Porto

Os preços dos combustíveis sofreram atualizações em sentidos inversos no início desta semana. O preço do litro de gasóleo a aumenta esta segunda-feira, já a gasolina regista descidas no valor a pagar.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.