Quatro das cinco melhores universidades portuguesas são do Norte

Porto Canal
As universidades do Porto, Aveiro, Minho e Coimbra estão entre as 500 melhores do mundo, de acordo com o Ranking de Xangai, esta que é a mais antiga lista que classifica as 1000 melhores instituições de ensino superior do mundo, noticia o Público.
Para a lista das 500 melhores subiu, este ano, a Universidade de Coimbra, que no ano passado figurava entre os 501º e 600º lugares.
O Ranking de Xangai estabelece as 1000 melhores instituições de ensino superior do mundo, que é liderada na lista deste ano, divulgada esta terça-feira, por três universidades norte-americanas (Harvard, Stanford e MIT).
A partir do centésimo lugar as universidades são agregadas em conjuntos de 50 ou 100 lugares. A Universidade do Porto a integra o intervalo entre o 201º a 300º lugar, acompanhado pela Universidade de Lisboa. No intervalo dos 401-500 estão três universidades do Norte, nomeadamente Aveiro, Minho e Coimbra.
Entre as 1000 melhores universidade do mundo há ainda outra portuguesa, a Nova de Lisboa, classificada na faixa entre as posições 601-700 do ranking.
As 2500 instituições de ensino superior foram avaliadas em seis indicadores. O número de professores galardoados com o Prémio Nobel ou Fields (o Nobel da Matemática), o número de alunos de pós-graduação, investigadores mais citados em artigos académicos e também o número de artigos publicados nas revistas Science e Nature, aponta o jornal, são alguns critérios para escolher as 1000 melhores do mundo.
Nas 10 melhores há oito instituições norte-americanas, numa lista que foi sempre liderada por Harvard, desde que o ranking foi criado em 2003, a que se juntam duas britânicas: Cambrige, em 4º lugar e Oxford na 7ª posição.
Ver esta publicação no Instagram