Luís Filipe Vieira acusa Rui Pinto de impedir ‘penta’ ao “exfiltrar” Benfica e exige 31 mil euros de indemnização

Luís Filipe Vieira acusa Rui Pinto de impedir ‘penta’ ao “exfiltrar” Benfica e exige 31 mil euros de indemnização
| Desporto
Porto Canal

O ex-presidente do Benfica Luís Filipe Vieira culpa o denunciante Rui Pinto de ter contribuído para que o clube encarnado falhasse o pentacampeonato na época desportiva 2017/2018. No novo processo do Ministério Público (MP) a que o jornal PÚBLICO teve acesso, o antigo dirigente lisboeta exige ainda 31 mil euros de indemnização.

No processo que o MP tem agora em mãos que opõe Vieira a Rui Pinto, o ex-presidente benfiquista acusa o criador do site Football Leaks de devassa do sistema informático do clube da Luz e da entrega de conteúdo secreto ao diretor de comunicação do Futebol Clube do Porto, Francisco J. Marques. Adicionalmente, Rui Pinto é acusado de acesso indevido à caixa de emails de magistrados, funcionários de tribunais e jornalistas, num total de 377 crimes.

Segundo o processo, Luís Filipe Vieira diz que a informação “exfiltrada” por Rui Pinto lançou suspeitas de práticas ilícitas na gestão do Benfica, o que terá contribuído para que os encarnados perdessem a disputa do campeonato 2017/2018 para o FC Porto, o que na altura teria sido a celebração do “penta”.

“Levaram a equipa sénior de futebol profissional a interromper uma série de quatro anos consecutivos de vitórias no Campeonato Nacional de Futebol, com as inerentes consequências para toda a estrutura, nomeadamente o seu presidente”, lê-se no pedido de indemnização obtido pelo PÚBLICO. “Foi o início do fim da era Vieira no Sport Lisboa e Benfica.”

Vieira numa “profunda tristeza” e com dificuldades em adormecer

Luís Filipe Vieira revela ainda que a alegada “invasão” dos seus documentos por Rui Pinto provocou “uma profunda tristeza”, e que viveu “um período dramático” no Benfica por não ter “ânimo ou disponibilidade mental” para gerir o clube.

Por fim, o ex-presidente do Benfica revela que teve dificuldades “em adormecer ou dormir uma noite completa” durante este período, porque se sentia “profundamente triste e desacreditado”.

Luís Filipe Vieira foi detido a 7 de julho de 2021, durante a investigação Cartão Vermelho. Indiciado por abuso de confiança, burla qualificada, falsificação de documentos, branqueamento de capitais, fraude fiscal e abuso de informação, o ex-presidente é acusado pelo Ministério Público de "negócios e financiamentos em montante total superior a 100 milhões de euros, que poderão ter acarretado elevados prejuízos para o Estado e para algumas das sociedades"

+ notícias: Desporto

Vítor Bruno: “Queremos voltar a ganhar para nos reerguermos”

A paragem para compromissos internacionais já lá vai e é hora de voltar a entrar em ação. O FC Porto vai a Moreira de Cónegos (domingo, 17h00, Sport TV) disputar um “encontro com grau de dificuldade elevado” da quarta eliminatória da Taça de Portugal contra um Moreirense que “não perdeu em casa no passado recente” e Vítor Bruno começou por deixar clara a “vontade de voltar a ganhar” e de ter “boas sensações” numa “fase que não é a melhor”.

FC Porto: Contas e Fundação aprovadas por larga maioria

Os dois pontos da Ordem de Trabalhos em votação na Assembleia Geral do FC Porto foram aprovados por larga maioria na reunião magna que juntou 1.178 associados no Dragão Arena este sábado.

António Tavares: “Quem ganhou foram os sócios do FC Porto”

Os associados do FC Porto “estiveram presentes em força e quiseram manifestar a sua preocupação e a sua confiança na liderança do clube” numa “Assembleia muito participada” que se iniciou às 11 da manhã e terminou às 18 horas deste sábado. No rescaldo da reunião magna “muito viva e muito participada” com dois pontos na Ordem de Trabalhos - aprovados por 80,5% e 79,17% dos 1.042 sócios que exerceram o direito de voto -, António Tavares falou de um “resultado extremamente estimulante”.