Ana Catarina Mendes – Entrevista exclusiva ao Porto Canal

| País
Porto Canal

Em plena Jornada Mundial da Juventude, Ana Catarina Mendes foi convidada para uma entrevista no Porto Canal em direto do Parque Eduardo VII, em Lisboa. A ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares respondeu às questões sobre o impacto da Jornada Mundial da Juventude para o país e para a região norte e quando questionada sobre a Regionalização, a ministra escolheu falar da Descentralização.

“É preciso tempo para que esta reforma da Descentralização respire, dê os seus resultados e mostre que um país mais descentralizado é um país em que está mais próximo das pessoas, mas é um país também mais democrático”, responde Ana Catarina Mendes.

A ministra revela que a resposta às críticas em torno do investimento da Jornada Mundial da Juventude já está a ser dada, demonstrando que Portugal também é capaz de organizar, e justifica o investimento estatal através do medo que as autarquias sentiram em avançar.

“Nas negociações com as Câmaras Municipais houve medo de arriscar por parte das Câmaras e o Estado Português tinha um compromisso com o Estado do Vaticano e, portanto, quis assumir”, justifica.

Sobre a atualidade do país, Ana Catarina Mendes garante que o Governo vai continuar a dar respostas sem cair no populismo e lembra que o Plano de Recuperação e Resiliência é uma boa oportunidade.

“Estamos muito concentrados para trabalhar e estudar para dar respostas que são complexas, não nos deixarmos cair no populismo ou naquilo que é a resposta mais fácil”, afirma a ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares.

De olhos postos no futuro, Ana Catarina Mendes mostra-se otimista não só em relação ao usufruto no longo prazo do investimento feito por conta da Jornada Mundial da Juventude, como também em relação a temas estruturais da sociedade, como, por exemplo, a habitação.

Reveja a entrevista na íntegra:

+ notícias: País

Sindicato diz que há 160 professores impedidos de trabalhar no próximo ano

A Federação Nacional da Educação (FNE) diz que há 160 professores que tinham de vincular este ano e concorreram para todo o país, mas não ficaram colocados e estão impedidos de dar aulas no próximo ano letivo.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.