António Costa vai ser recebido pelo Papa Francisco no Vaticano

António Costa vai ser recebido pelo Papa Francisco no Vaticano
| País
Porto Canal / Agências

O primeiro-ministro, António Costa, vai ser recebido a seu pedido, em audiência, pelo Papa Francisco, no Vaticano, no próximo dia 28, em agradecimento pela escolha de Portugal para a realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Esta audiência consta de uma nota esta terça-feira divulgada pelo gabinete do líder do executivo, na qual se refere que o encontro também se destina a agradecer ao Papa Francisco a visita que realizou a Portugal em agosto passado.

“No dia 28 de setembro, o primeiro-ministro será recebido em audiência pelo Papa Francisco e depois pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin. As audiências realizam-se a pedido do primeiro-ministro, em agradecimento pela escolha de Portugal para a realização da JMJ e pela visita do Papa Francisco ao nosso país”, lê-se na nota emitida pelo gabinete de António Costa.

Em 11 de agosto, dias depois da JMJ, o primeiro-ministro considerou que havia “boas razões” para os portugueses estarem satisfeitos, alegando que Portugal demonstrou “mais uma vez uma extraordinária capacidade” de organização de grandes eventos.

“Quanto ao balanço, creio que todos temos boas razões para estar satisfeitos com aquilo que aconteceu, por o país ter demonstrado mais uma vez uma extraordinária capacidade de organização de eventos com esta dimensão”, afirmou António Costa na altura.

Para o primeiro-ministro, também as mensagens deixadas pelo Papa Francisco foram “particularmente importantes, estimulantes e transversais, seguramente para os crentes, mas também para crentes porventura de outras religiões e também para não crentes”.

“Quer a sociedade, quer os responsáveis políticos, acho que temos muita matéria para refletir, agora que a Jornada acabou, sobre a mensagem que felizmente ficou”, considerou.

A JMJ, que decorreu na primeira semana de agosto e que foi presidida pelo Papa Francisco, teve a participação de cerca de 1,5 milhões de pessoas nos vários eventos que decorreram no Parque Eduardo VII, na zona de Belém, e no Parque Tejo, em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures, segundo a organização.

A Jornada Mundial da Juventude, cuja próxima edição decorrerá em 2027 em Seul, é considerada o maior acontecimento da Igreja Católica.

+ notícias: País

Euromilhões. Segundo prémio a caminho de Portugal

Há um apostador sortudo em Portugal que acertou cinco números e uma estrela no Euromilhões, garantindo assim o segundo prémio, que ascende a 250 mil euros, segundo a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Ameaça ligada à extrema-direita em Portugal aumentou em 2023 

Portugal registou em 2023 um agravamento da ameaça ligada aos extremismos políticos, sobretudo de extrema-direita, com a retoma da atividade de organizações neonazis e identitárias, indica o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI).

Terça-feira de sorte grande? Confira a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e as estrelas que compõem a combinação vencedora do sorteio do Euromilhões desta terça-feira.