Metade das obras na Linha do Norte entre Espinho e Gaia estão concluídas

Metade das obras na Linha do Norte entre Espinho e Gaia estão concluídas
| Norte
Porto Canal/Agências

Metade das obras nas estações e apeadeiros da Linha do Norte entre Espinho e Gaia já estão concluídas, no âmbito da renovação da via cujo final está previsto para o primeiro semestre de 2024, segundo a Infraestruturas de Portugal.

Num ponto de situação feito à Lusa, a Infraestruturas de Portugal (IP) refere que "o âmbito principal da intervenção, a renovação integral da via-férrea, encontra-se praticamente concluída", existindo também intervenções de melhoria nas estações e apeadeiros, bem como supressões de passagens de nível.

Quanto às obras em estações e apeadeiros, "estão concluídas ou em fase de conclusão o alteamento/alargamento de plataformas de passageiros na estação da Granja e dos apeadeiros de Aguda, Miramar e Francelos".

Ainda em execução estão os trabalhos "de alteamento/alargamento de plataformas na estação de Gaia-Devesas e nos apeadeiros de Madalena, Valadares e Coimbrões", adiantou fonte oficial da IP. 

Quanto às supressões de passagens de nível, segundo a IP, atualmente já foram "concluídas ou estão em fase de conclusão" três passagens superiores de peões, duas passagens inferiores de peões e três para automóveis ligeiros.

Por concluir e em curso estão três passagens inferiores rodoviárias para todo o trânsito, três passagens inferiores para ligeiros, três passagens inferiores para peões e uma superior para peões.

Relativamente ao estudo de novas soluções de passagem nas localidades de Aguda e Granja, em Gaia, criticadas pelos moradores, a IP disse à Lusa que "o estudo de viabilidade consistirá numa análise técnica para a identificação das várias soluções e quantificação das intervenções a realizar na envolvente da infraestrutura para desnivelamento, que permita a passagem de peões" na estação da Granja no apeadeiro da Aguda.

"A contratação do estudo será inserida no concurso público que a IP irá lançar", tendo anteriormente a IP respondido ao deputado Firmino Pereira (PSD) em abril que lançaria o procedimento até final deste ano.

Já o mirante ferroviário da Madalena "já foi desmontado" e "a sua remontagem será promovida pela Câmara Municipal de Gaia".

"Os trabalhos têm previsão atual de conclusão para o decorrer do 1.º semestre de 2024", pode ainda ler-se na resposta da IP.

A conclusão total da intervenção chegou a estar prevista para este ano, mas a empreitada "sofreu vários impactos com relevância no prazo, decorrentes dos constrangimentos que se vêm registando no mercado da construção, designadamente, quanto à disponibilidade e prazo de fornecimento de materiais e às dificuldades sentidas pelos empreiteiros e subempreiteiros na contratação de meios humanos e de equipamentos".

A intervenção entre Espinho e Vila Nova de Gaia, realizada ao abrigo do programa Ferrovia 2020, está orçamentada em 55,3 milhões de euros e iniciou-se em julho de 2020.

+ notícias: Norte

Braga vai transformar antiga escola em centro de acolhimento de migrantes por 1,4 milhões de euros

A empresa municipal de habitação de Braga lançou um concurso público, por 1,4 milhões de euros, para a transformação da antiga escola primária de Celeirós em centro de acolhimento de migrantes, segundo anúncio publicado esta segunda-feira em Diário da República.

Transportes urbanos de Braga investem um milhão de euros em três mini-autocarros elétricos

A empresa Transportes Urbanos de Braga (TUB) abriu concurso público para o fornecimento de três mini-autocarros elétricos, de tipologia ‘low-entry’, para facilitar a entrada aos passageiros, foi anunciado esta segunda-feira.

Danças rituais dos pauliteiros nas festas de Miranda são património cultural imaterial

As Danças Rituais dos Pauliteiros nas Festas Tradicionais de Miranda do Douro constam, a partir desta segunda-feira, do Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (INPCI), após a publicação de um anúncio em Diário da República (DR).