Circulação de comboios na linha Norte condicionada por novo abatimento na via

Circulação de comboios na linha Norte condicionada por novo abatimento na via
| Norte
Porto Canal / Agências

Um novo abatimento de via na Linha do Norte em Francelos, Vila Nova de Gaia, está a condicionar a circulação ferroviária, informou esta quarta-feira a Infraestruturas de Portugal (IP), depois de na semana passada já ter sucedido um episódio semelhante.

"Após ter sido detetado um abatimento na via, na linha III de Francelos-Norte ao km 326,050, foi suspensa a circulação na via A [ascendente]", no sentido Aveiro-Porto, informou hoje a IP na rede social Facebook, pelas 12:29.

De acordo com a empresa que gere a rede ferroviária nacional, "está assegurada a circulação ferroviária neste troço em ambos os sentidos através da via D [descendente]".

"A equipa de manutenção da IP encontra-se no local a desenvolver os trabalhos de reparação, tendo em vista a reposição das condições de circulação com a maior brevidade possível", refere o comunicado da gestora.

O abatimento de hoje, ao quilómetro 326 da Linha do Norte, ocorreu perto do da semana passada, que se verificou ao 325, numa zona que está em obras, e causou condicionamentos entre quinta e sexta-feira.

A Lusa noticiou hoje que o abatimento em Francelos, Vila Nova de Gaia, na semana passada, num troço em obras da Infraestruturas de Portugal, causou 52 supressões de comboios e 130 atrasos, que totalizaram 7.320 minutos, segundo a CP.

De acordo com uma resposta da CP - Comboios de Portugal a questões da Lusa, "foram efetuadas 52 supressões de comboios (44 totais e oito parciais), todas em comboios urbanos do Porto".

"A ocorrência provocou atrasos a 130 comboios, num total de 7.320 minutos", sendo que "o tempo médio dos atrasos foi de 56 minutos", adiantou fonte oficial da CP à Lusa.

A Lusa também questionou a Infraestruturas de Portugal (IP) acerca dos motivos para o abatimento da via em Francelos, em Gaia, distrito do Porto, encontrando-se a aguardar resposta.

A circulação ferroviária esteve condicionada entre a estação de Vila Nova de Gaia (Devesas) e o apeadeiro de Francelos entre quinta e sexta-feira, devido a um abatimento na via que está a ser intervencionada pela IP no âmbito do programa Ferrovia 2020.

O troço entre Espinho e Vila Nova de Gaia está atualmente em obras no valor de 55,3 milhões de euros, e deverão concluir-se no início deste ano, disse fonte oficial da IP à Lusa no dia 04 de novembro.

+ notícias: Norte

Duas pessoas resgatadas de rocha "em zona isolada" no rio Minho

Dois espanhóis com cerca de 30 anos de idade foram resgatados durante a noite deste sábado no rio Minho.

Colisão aparatosa entre quatro veículos faz nove feridos em Braga

Oito pessoas sofreram ferimentos considerados ligeiros, e uma graves, ao início da tarde deste domingo, numa aparatosa colisão rodoviária que envolveu quatro veículos ligeiros na Avenida Miguel Torga na freguesia de Nogueira, em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte dos Bombeiros Sapadores de Braga.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.