Bruxelas garante processo aberto para criar euro digital

Bruxelas garante processo aberto para criar euro digital
| Economia
Porto Canal/Agências

A Comissão Europeia garantiu esta quinta-feira que a criação do euro digital “não será uma conspiração” e insistiu que esta é “uma boa ideia”, apesar das dúvidas dos Estados-membros

O comissário europeu da Economia garante que o nascimento da versão virtual da moeda única tratar-se-á de um “um processo democrático, aberto e transparente no Parlamento Europeu e com os governos europeus”.

Na conferência de imprensa após uma reunião dos ministros das Finanças do euro, em Bruxelas, o responsável europeu pela tutela assinalou esperar “colaborar com o Parlamento e o Conselho neste importante pacote legislativo”.

Paolo Gentiloni observou que “existem 142 jurisdições no mundo que estão a trabalhar com moedas digitais de bancos centrais, o que significa que talvez seja uma boa ideia”.

As declarações surgem depois de, também esta quinta-feira, o ministro português das Finanças, Fernando Medina, ter admitido “dúvidas significativas” na zona euro sobre a criação do euro digital, nomeadamente sobre “a utilidade”.

De momento, o BCE está a realizar trabalhos técnicos para a criação deste euro digital, esperando-se no outono uma decisão do Conselho de Governadores sobre os próximos passos e sobre a solução técnica.

A Comissão Europeia quer avançar com esta nova disponibilidade ao mesmo tempo que pretende salvaguardar a utilização de numerário, segundo um pacote divulgado pelo executivo comunitário. À semelhança do numerário, o euro digital seria responsabilidade do BCE, ao qual caberá decidir se e quando emitir esta versão virtual da moeda única.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.