TAP. Serviços em benefício de Neeleman e Atlantic Gateway “indevidamente pagos” 

TAP. Serviços em benefício de Neeleman e Atlantic Gateway “indevidamente pagos” 
| País
Porto Canal/Agências

A comissão de inquérito vai comunicar ao Ministério Público que a TAP pagou “indevidamente” serviços em benefício de David Neeleman e Atlantic Gateway, antes da privatização, num valor superior aos 10 milhões de euros pagos na compra da transportadora.

Este novo dado consta do relatório final da comissão de inquérito à TAP e faz parte das 48 alterações acolhidas pela relatora, a socialista Ana Paula Bernardo, sendo uma das informações que, por proposta do PCP, vão ser remetidas ao Ministério Público.

“A TAP SA e a TAP SGPS apenas enviaram a totalidade da documentação solicitada pela CPI no dia 10 de julho, sobre a faturação existente relativa a serviços indevidamente pagos pela TAP, mas realizados em benefício dos negócios de David Neeleman e da empresa Atlantic Gateway”, pode ler-se na versão final do relatório.

É ainda acrescentado que “o conjunto de documentação enviada evidencia múltiplas despesas realizadas antes do dia 12 de novembro de 2015”, data da concretização da privatização, situando-se estes pagamentos “em valores superiores ao valor de 10 milhões de euros pagos pela Atlantic Gateway pela compra da TAP”.

Segundo o documento, a que a agência Lusa teve acesso e que será votado na quinta-feira na comissão de inquérito, “estes pagamentos delapidaram a empresa e representam um conjunto de práticas inadmissíveis”.

“A Comissão encontrou fortes indícios, na documentação enviada pela TAP SA e TAP SGPS, de que um conjunto de pagamentos de despesas da DGN com a compra da TAP foram pagas pela própria TAP. Assim, a CPI envia esses indícios, constantes do acervo, para o Ministério Público para que a situação possa ser devidamente investigada”, sugere.

Entre estes indícios, indicados pelo PCP, estão “o pagamento de 15 milhões de euros realizado à consultora Seabury por serviços prestados em 2015 e 2016, tratando-se da consultora que assessorou David Neeleman na compra da TAP” e ainda um contrato assinado então por Fernando Pinto e aquela consultora “dois dias depois da assinatura do Acordo de Venda Direta, para a prestação de serviços de consultoria intitulado ‘Project Gateway’, prestados ainda antes da assinatura do Acordo de Conclusão”.

Adicionalmente a comissão de inquérito encontrou evidências, que também remete para o Ministério Público, de que entre 2017 e 2019 um conjunto de administradores “tinham os seus salários pagos através de uma prestação de serviços paga à Atlantic Gateway em vez de receberem os mesmos através da TAP, fazendo com que a TAP fugisse ao pagamento da taxa de 23% para a Segurança Social, e que os mesmos fugissem ao pagamento da taxa de 11% para a Segurança Social”.

O relatório disponibiliza ao Ministério Público o “amplo acervo documental” sobre os chamados Fundos Airbus, sobre os quais decorre um inquérito.

“Existem depoimentos nesta CPI que indiciam que alegadamente terá havido uso impróprio de viaturas de serviço por parte de alguns administradores da TAP. Tal facto poderá ser gerador de responsabilidades a apurar em sede própria”, acrescenta.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.