TAP. Oposição critica nova versão do relatório e aponta omissões

TAP. Oposição critica nova versão do relatório e aponta omissões
| Política
Porto Canal/Agências

Os partidos da oposição reiteraram hoje as críticas ao relatório da comissão de inquérito à TAP, insistindo, entre outras omissões, na ausência de depoimentos e conclusões sobre os incidentes no Ministério das Infraestruturas.

Durante a apreciação do relatório elaborado pela deputada socialista Ana Paula Bernardo, os partidos da oposição reiteraram as críticas feitas na altura da apresentação do documento preliminar. Os partidos condenam sobretudo a ausência de referência aos incidentes no Ministério das Infraestruturas, em 26 de abril, e ao que consideram a provada interferência política na gestão da TAP.

O deputado bloquista Pedro Filipe Soares aponta “diversas debilidades”, como a omissão de declarações de “um conjunto alargadíssimo de audições vistas por todo o país”.

Já o deputado comunista Bruno Dias considera que a versão final do relatório, que inclui cerca de 40% das propostas apresentadas por BE, PCP, Chega e PS, “tem como problema principal a mesma opção política que está a prevalecer na atuação do Governo, […] que é apontar para o caminho da privatização futura”.

Em nome do Chega, o deputado Filipe Melo afirma que as propostas do partido acolhidas pela relatora configuram alterações “circunstanciais", ignorando pontos que considera fundamentais e que “marcadamente comprovam a existência de ingerência politica na gestão da companhia aérea”.

Sem surpresa, o PS fica isolado na defesa do documento, com o deputado Bruno Aragão a sublinhar que “a primeira coisa que a comissão de inquérito deve fazer é ter uma natureza e conteúdo factual e muito menos uma natureza e conteúdo político”.

PSD e IL não apresentaram qualquer proposta de alteração. O social-democrata Paulo Moniz justifica a decisão: este é o “melhor relatório para o senhor primeiro-ministro”. Já Bernardo Blanco, da IL, diz que o partido não tinha apresentado propostas propositadamente, por não poder compactuar com o documento.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.