TAP: Oposição critica branqueamento das responsabilidades do Governo e omissões do relatório

TAP: Oposição critica branqueamento das responsabilidades do Governo e omissões do relatório
| Política
Porto Canal/Agências

As críticas ao branqueamento das responsabilidades governativas e omissões do relatório do inquérito à TAP foram esta quarta-feira reiteradas pela oposição, considerando o presidente da comissão que esta “silenciou quem a pretendia reduzir a mero instrumento de luta político-partidária”.

O plenário do parlamento apreciou o relatório final da comissão parlamentar de inquérito à gestão política da TAP, que tinha sido aprovado em comissão apenas pelo PS na semana passada, com todos os restantes partidos a votar contra.

Com a “sensação de dever cumprido”, o presidente da comissão, o socialista António Lacerda Sales, subiu ao púlpito e disse: “não esperem que venha aqui dizer que não valeu a pena porque valerá sempre a pena quando está em causa o esclarecimento de quem nos elege”.

“Esta comissão contrariou expectativas e desmentiu vaticínios, silenciou quem a pretendia reduzir a mero instrumento de luta político-partidária”, enfatizou.

Porque a comissão de inquérito “encerra agora, mas a TAP não”, Lacerda Sales defendeu que “é tempo de virar a pagina, aprender com os erros, reconhecer o mérito do que está bem, definir e afinar as rotas e colocar a companhia aérea a voar cada vez mais alto”, uma intervenção muito aplaudida não só pelo PS.

Pelo PSD, Paulo Moniz considerou que “ficou provada que a ingerência do Estado nas diversas áreas e em todos os momentos e por todos os meios foi ostensivamente constante e continuada”, criticando a conclusão no sentido contrário presente no relatório.

“O caso Alexandra Reis foi apenas um sintoma daquilo que é a prática do PS: interferência, domínio e capitulação, numa lógica do poder pelo poder, num deserto de visão a longo prazo onde a responsabilidade não habita”, criticou.

Em sentido contrário, Bruno Aragão, coordenador do PS, defendeu que “contra argumentos não houve factos e isso vê-se pela forma como quase sempre as perguntas se transformaram em respostas”, lamentando ainda o “tom acusatório” e as “várias linhas vermelhas foram ultrapassadas” por alguns partidos nas audições.

“Factos são factos e o PS votou favoravelmente esta relatório e isoladamente e este é um exemplo do que pode ser o rolo compressor da minoria. Em 79 conclusões, o PS votou isoladamente 18”, referiu.

Usando as palavras do socialista, o líder parlamentar do BE, Pedro Filipe Soares, acusou o PS de ter decidido “tirar os factos deste relatório”, dando como exemplo as responsabilidades de João Galamba ou as reuniões com a ex-CEO da TAP.

“Esta é a arrogância do PS, a arrogância de quem acha que no Governo tudo pode e que na Assembleia da República tudo silencia”, condenou, sublinhando a importância do BE ter proposto esta comissão de inquérito e que a TAP “deve ser pública” e não privatizada.

Pelo Chega, o deputado Filipe Melo afirmou que não é porque o deputado do PS veio ao parlamento “declarar poesia” que se apaga a reunião com a ex-CEO ou “o triste episódio no Ministério das Infraestruturas”, considerando que não é por isso que o PS vai “conseguir enganar os portugueses” num “relatório falacioso”.

Já a IL, por Bernardo Blanco, referiu que os “portugueses ouviriam muitos factos, o problema é que esses factos não estão no relatório, foram censurados”, considerando que todo o país viu uma comissão de inquérito “e o PS, com os seus óculos cor-de-rosa, viu outra”.

O liberal acusou o PS de ter tapado os olhos sobre muitos temas “com o objetivo claro de não permitir a António Costa que retirasse conclusões do relatório, nomeadamente a demissão de João Galamba”.

Pelo PCP, Bruno Dias explicou que a principal razão do voto contra foi porque o relatório se recusou a retirar a conclusão dos custos para a TAP das sucessivas privatizações e de um conjunto de operações que nunca deviam ter acontecido.

“O relatório deveria concluir (mas não conclui), pelo que se tornou claro nos trabalhos da CPI: que é preciso reverter, de forma imediata, todos os roubos cometidos contra os trabalhadores da TAP, e reconstruir a capacidade operacional da empresa”, subinhou.

Livre e PAN, cujos deputados únicos não tiveram assento na comissão e voltaram a criticar esse facto, também foram críticos de um relatório que faz o branqueamento das responsabilidades do Governo.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.