PCP quer esclarecimentos sobre fim de turno na Peugeot Citroën de Mangualde

| País
Porto Canal / Agências

Mangualde, 28 jul (Lusa) -- O PCP anunciou hoje que vai pedir, na Assembleia da República, esclarecimentos sobre a saída de 280 trabalhadores da unidade da Peugeot Citroën, em Mangualde, e exigir a defesa dos seus postos de trabalho e direitos.

O Centro de Produção de Mangualde do Grupo PSA - Peugeot Citroën suprimiu na sexta-feira o terceiro turno de laboração, o que levou à redução de 280 postos de trabalho, devido a um ajustamento da atividade produtiva.

Para o PCP, o que se passou foi um "despedimento coletivo, imoral, inaceitável e ilegítimo desses trabalhadores".

"À sombra das alterações de 'flexibilização' da legislação laboral, introduzidas sucessivamente pelos governos PS e PSD/CDS e pela convergência destas forças políticas na Assembleia da República, a PSA de Mangualde tem vindo a agravar e refinar as medidas contra os direitos dos trabalhadores e de crescente exploração", refere o PCP, em comunicado.

Segundo o partido, a PSA "recorre regularmente ao 'lay off' e à 'bolsa de horas' que, a partir deste despedimento, irá de novo implementar aos sábados e feriados, com alargamento do horário de trabalho pago a 'singelo', negando os suplementos a que os trabalhadores têm direito pelo trabalho extraordinário".

"E continua o aliciamento de trabalhadores efetivos para rescisão, para depois os voltar a contratar através da sua empresa de aluguer de mão-de-obra, com salários de miséria e sem os direitos que o contrato coletivo de trabalho garante", acrescenta.

Para os comunistas, esta é "uma situação intolerável", até porque "esta multinacional tem recebido avultados apoios do Estado português e da União Europeia".

A supressão do turno e redução dos postos de trabalho no Centro de Produção de Mangualde estava anunciada desde o final de maio.

Quando foi anunciado o relançamento do terceiro turno, em fevereiro de 2013, para funcionar a partir de abril desse ano, estava previsto que duraria um período mínimo de nove meses, tendo acabado por se estender por 16 meses.

O lançamento deste turno em Mangualde resultou, segundo a empresa, do facto de a fábrica de Vigo do Grupo PSA registar naquela altura uma produção excecional e temporária, inerente à fase de lançamento dos modelos Citroën C-Elysée e Peugeot 301". Por isso, foi transferida para Mangualde a produção "de alguns volumes dos modelos Citroën Berlingo e Peugeot Partner".

Segundo a PSA de Mangualde, "este fator extraordinário terminou e as fábricas voltam à sua produção nominal", levando ao ajustamento da atividade produtiva com a supressão do terceiro turno.

Com a redução dos 280 postos de trabalho, a empresa passa a empregar cerca de 820 trabalhadores e a ter como referência uma produção de 192 veículos por dia.

A PSA garantiu que os trabalhadores que agora deixaram a empresa serão privilegiados em eventuais contratações futuras.

AMF // JLG

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.