Motoristas queixam-se de falta de condições do terminal do Polo Universitário do Porto

Motoristas queixam-se de falta de condições do terminal do Polo Universitário do Porto
Foto: Filipa Brito | Porto.
| Porto
Porto Canal / Agências

Os motoristas que servem o terminal de autocarros do Polo Universitário, no Porto, queixam-se de falta de condições no parque de estacionamento das viaturas, quase um mês depois da mudança de paragens, disse à Lusa um responsável sindical.

"Os motoristas continuam na mesma sem quaisquer condições, aquilo tem lugar para cerca de 40 autocarros, por vezes estão lá perto de 60", disse à Lusa o coordenador do Sindicato dos Transportes Rodoviarios Urbanos do Norte (STRUN), José Manuel Silva, sobre o parque de estacionamento na Rua Manuel Pacheco de Miranda, junto à estação de metro do Polo Universitário.

De acordo com o sindicalista, "os autocarros estacionam em espinha, não cabem lá, os outros são obrigados a estacionar nas traseiras, o que não deixa sair os que lá estão estacionados".

Além disso, José Manuel Silva denuncia que os motoristas têm de estar sempre nos autocarros devido às manobras e "não fazem qualquer descanso, o que não é permitido por lei", já que "os descansos têm que ser feitos fora do autocarro".

O sindicalista queixa-se ainda da falta de casas de banho, o que faz com que os motoristas urinem para terrenos adjacentes, falando num "cheiro insuportável".

Em causa está a mudança de terminais de autocarro na cidade, implementada pela Câmara Municipal do Porto em 1 de junho, que centralizou as paragens das carreiras nos terminais das Camélias e Asprela (com polos no Polo Universitário e no Hospital São João) e as retirou do centro da cidade.

Segundo José Manuel Silva, o terminal construído em cima da estação de metro do Polo Universitário ainda não abriu, algo confirmado pela Lusa no local e pela autarquia.

Em resposta a questões da Lusa, a Câmara do Porto refere que "a abertura do edifício está prevista para o próximo mês", já que "os trabalhos de acabamento do edifício tiveram alguns constrangimentos e estarão concluídos na próxima semana".

"Apenas após isso o concessionário dos espaços [STCP Serviços] poderá equipá-los devidamente e abrir", completa a autarquia, acrescentando, quando questionada sobre se o edifício terá valências para motoristas, que o terminal "é composto por sala de espera, armazenamento e despacho, cafetaria e sanitários que podem ser utilizados por passageiros e motoristas".

Quanto à questão dos estacionamentos na Rua Manuel Pacheco de Miranda, a Câmara do Porto refere que "será criada uma bolsa de estacionamento" no local "para que os autocarros possam realizar tempo de suporte".

"O acesso à bolsa de estacionamento será efetuada com controlo de acessos somente a veículos autorizados", refere, acrescentando a autarquia liderada por Rui Moreira que "já implementou a devida sinalização vertical e horizontal no espaço", mas a "vedação do espaço só será efetuada após a aprovação da alteração ao Regulamento Municipal dos Terminais Rodoviários e Interfaces".

Questionada sobre se naquele local em específico haverá a instalação de valências como casa de banho, micro-ondas ou outras estruturas de apoio aos motoristas, a autarquia refere que "está prevista a existência de uma cafeteria".

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).