Novos terminais na Asprela e na Batalha vão diminuir o número de autocarros a atravessar a cidade do Porto

Novos terminais na Asprela e na Batalha vão diminuir o número de autocarros a atravessar a cidade do Porto
DR
| Porto
Porto Canal

A inauguração do Terminal Intermodal de Campanhã foi quase há um ano, mas a revolução nos transportes do Porto continua. A partir de 1 de junho, a cidade Invicta conta com mais dua estreias no mundo dos transportes públicos: a abertura dos renovados terminais das Camélias, na Batalha, e da Asprela, que inclui os interfaces do Hospital S. João e do Polo Universitário. Paralelamente, será desativado o terminal de Régulo Magauanha, junto ao INEM no centro do Porto.

A estratégia é simples: diminuir o número de autocarros a atravessar a cidade, designadamente aqueles que fazem ligações intermunicipais. Resumindo por poucas palavras, Teresa Stanislau, gerente da STCP Serviços e responsável pelos dois terminais, afirma ao JN que, com os novos terminais "fecha-se o anel que circunda a cidade".

As intervenções estão mesmo na fase final. A renovação do terminal das Camélias, na Batalha, teve como objetivo melhorar as condições para operadores e passageiros. Segundo a autarquia, este terminal irá incluir a melhoria das paragens, da sinalética, das condições de acesso e espera, do arranjo paisagístico deste espaço e também uma sala de espera com apoio de cafetaria e WC que, até então, era inexistente.

Além da zona de embarque e desembarque, com cinco cais, o terminal terá uma área de apoio para estacionamento de longa duração dos autocarros. Este “update” vai permitir organizar os transportes interurbanos na zona sul da cidade, de modo a reduzir a sua circulação no centro do Porto. O mesmo efeito terá o terminal da Asprela, mas com as ligações intermunicipais a norte.

Na Asprela, o terminal terá duas estruturas: no S. João e no Polo Universitário, junto às estações de metro. Aqui vão coexistir os serviços da Metro, da STCP, e também de operadores privados, assim como alguns serviços expresso. De acordo com a Câmara do Porto, o terminal terá um movimento de passageiros e veículos semelhante ao de Campanhã.

No S. João, aumentou-se o espaço de cobertura, passando a existir um edifício com uma Loja Andante, cafetaria, WC e uma sala de descanso para trabalhadores da STCP e da Metro.

+ notícias: Porto

Colisão rodoviária condiciona A28 junto a Esposende

Uma colisão rodoviária na autoestrada A28, em Esposende, está a condicionar o trânsito automóvel no sentido Porto-Viana do Castelo, confirmou ao Porto Canal fonte da Brigada de Trânsito de Viana do Castelo.

Universidade oferece curso de português a partir de viagem pelo coração do Porto

A Universidade do Porto anunciou esta quarta-feira a realização de um curso online que propõe dar a conhecer a língua portuguesa a partir de uma viagem virtual pelo “coração” do Porto, Património da Humanidade.

Choque em cadeia condiciona trânsito na VCI

Um choque em cadeia entre cinco veículos na VCI na zona de Paranhos, ao início da tarde desta quarta-feira, está a condicionar a circulação automóvel.