Eólicas em Matosinhos podem significar queda de 13% no valor das casas

Eólicas em Matosinhos podem significar queda de 13% no valor das casas
| Norte
Porto Canal

A Câmara de Matosinhos, junta-se às autarquias do Porto e Gaia na contestação à construção do Parque Eólico de Leixões, que ocupará a zona entre Matosinhos e Espinho.

A autarquia liderada por Luísa Salgueiro aponta que a presença de eólicas, a 3,4 quilómetros da costa, pode desvalorizar os imóveis em 13%, num raio de dois quilómetros, noticia o Jornal de Notícias.

As percentagens de desvalorização remetem-se a estudos da London School of Economics que apontam também que num raio de quatro quilómetros a desvalorização de imóveis pode chegar aos 3%.

“Trata-se de uma adulteração da arquitetura paisagística natural de Matosinhos que poderá, além disso, afetar os fluxos turísticos e consequentemente a economia local”, refere a Câmara Municipal. O setor das pescas, restauração, turismo e desporto são algumas das economias que podem vir a ser afetadas refere-se.

A autarquia pede ainda indeminizações devido a quebra de receitas que possa vir a ter, nomeadamente na derrama, IMI, IMT e IRS. “Caso se decida pela implementação do projeto, se determine um montante indemnizatório, na modalidade de taxa, para a compensação do município”, pode ler-se. Em causa estão os “investimentos públicos realizados e pela redução da receita decorrente da perda de competitividade de setores muito relevantes para a economia local”.

A fruição do por-do-sol é outro dos fatores colocado em causa, aponta a autarquia. “Trata-se de uma adulteração da arquitetura paisagística natural de Matosinhos que poderá, além disso, afetar os fluxos turísticos e consequentemente a economia local”.

É esperado “impacto sonoro a todos os níveis, incluindo na vida” de quem mora em Matosinhos, “assim como nas espécies aviárias e marinhas”, refere o jornal, apontando resultados semelhantes de um parecer da Câmara do Porto.

+ notícias: Norte

Detido em Viana tinha mais de 500 doses de droga

Um homem de 21 anos foi detido no dia 25 de abril pela GNR no seguimento de uma ação de fiscalização rodoviária em Viana do Castelo. Após busca do domiciliária à residência do suspeito, foram apreendidas mais de 600 doses de estupefacientes – MDMA, haxixe e cocaína.

Jovem detido em Barcelos por tráfico de estupefacientes em discoteca

Um homem de 20 anos foi detido no dia 25 de abril pela Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Barcelos, por tráfico de estupefacientes dentro de um estabelecimento de diversão noturna em Barcelos, anunciou este domingo a guarda.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.