População de Santa Maria preocupada com traçado da linha de Alta Velocidade

| Norte
Porto Canal

O Europarque foi o palco da assembleia municipal extraordinária de Santa Maria da Feira, onde foi debatido o traçado da linha de Alta Velocidade.

No caso de avançar o traçado A, considerado preferencial pela Infraestruturas de Portugal, a freguesia de Espargo sofrerá prejuízos avultados, onde também 43 casas serão demolidas numa freguesia de Santa Maria da Feira.

O receio pela opção mais desfavorável para a população, levou à elaboração de um abaixo-assinado que defende o traçado B, aquele que irá demolir menos habitações. Que é também defendido pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira.

No caso de a preferência da Infraestruturas de Portugal pelo traçado A seguir em frente, a população admite contestar a decisão numa ida a Lisboa.

+ notícias: Norte

Metro do Porto candidata linhas de Gondomar e da Trofa a financiamento

A Metro do Porto candidatou a financiamento do programa Sustentável 2030 as ligações de metro a Gondomar e de metrobus à Trofa, anunciou o presidente da empresa de transportes, Emídio Gomes.

Aldeia de Vila Pouca de Aguiar aquecida por biomassa em projeto fronteiriço

As obras para aquecimento de casas da aldeia de Tresminas, em Vila Pouca de Aguiar, através de uma central de biomassa que reaproveita sobrantes da limpeza da floresta, vão arrancar e inserem-se num projeto-piloto transfronteiriço, foi anunciado.

Orçamento de 17,7 milhões da CIM do Alto Minho para 2026 terá 50% dedicado a despesa para transportes

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM) aprovou um orçamento de 17,7 milhões de euros para 2026, “um aumento de cerca de 7% face a 2025”, com os transportes a representar cerca de 50% da despesa.