Marcelo Rebelo de Sousa é esta terça-feira recebido em Pretória pelo Presidente sul-africano

Marcelo Rebelo de Sousa é esta terça-feira recebido em Pretória pelo Presidente sul-africano
| Política
Porto Canal/Agências

O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, vai ser esta terça-feira recebido em Pretória pelo Presidente da República sul-africano, Cyril Ramaphosa, num dia de visita oficial à África do Sul.

Esta visita oficial, qualificada como de Estado pelas autoridades sul-africanas, acontece a meio das comemorações do Dia de Portugal na África do Sul, a que Marcelo Rebelo de Sousa deu início na segunda-feira, na Cidade do Cabo, e que irão prosseguir na quarta-feira.

No palácio presidencial, Union Buildings, em Pretória, haverá uma cerimónia de receção, um encontro a dois entre os presidentes, depois alargado às respetivas delegações, e a assinatura de um acordo bilateral no domínio da Defesa.

Antes de um almoço oficial, está prevista uma conferência de imprensa conjunta de Marcelo Rebelo de Sousa e Cyril Ramaphosa.

De tarde tarde, Marcelo Rebelo de Sousa irá depor uma coroa de flores no memorial do Parque da Liberdade.

A última vez que um Presidente português esteve na África do Sul foi há dez anos, em dezembro de 2013, quando Aníbal Cavaco Silva se deslocou a Joanesburgo para as cerimónias fúnebres do líder histórico anti-apartheid e primeiro Presidente negro do país, Nelson Mandela.

Na quarta-feira, as comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas irão ter lugar em Joanesburgo e Pretória e já contarão também com a participação do primeiro-ministro, António Costa, vindo de Angola, juntamente com o ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho.

Acompanham o Presidente da República nesta deslocação à África do Sul a ministra da Defesa, Helena Carreiras, os deputados Carlos Pereira, do PS, António Maló de Abreu, do PSD, Rui Paulo Sousa, do Chega, Carlos Guimarães Pinto, da Iniciativa Liberal, e João Dias, do PCP, e o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo.

A comitiva desta deslocação à África do Sul inclui ainda o presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, de onde são originários muitos dos portugueses e lusodescendentes residentes na África do Sul, o presidente da Câmara Municipal do Peso da Régua, José Manuel Gonçalves, e o presidente da comissão organizadora do 10 de Junho, o enólogo João Nicolau de Almeida.

Desta vez, as comemorações do Dia de Portugal começaram no estrangeiro e terminam em Portugal, no Peso da Régua, distrito de Vila Real, onde terá lugar a cerimónia militar do 10 de Junho.

As inscrições consulares de portugueses na África do Sul são em redor de cem mil. Quanto ao número total de população portuguesa residente neste país, há estimativas díspares, que variam entre 200 mil e 450 mil, incluindo lusodescendentes.

Muitos portugueses foram das antigas colónias de Angola e Moçambique para a África do Sul.

Na segunda-feira, na Cidade do Cabo, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que os portugueses residentes na África do Sul querem ficar no país e ter um futuro com segurança, mensagem que prometeu levar ao seu homólogo sul-africano.

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.