Comemorações do Dia de Portugal promovem o Douro, afirma presidente da Câmara da Régua

Comemorações do Dia de Portugal promovem o Douro, afirma presidente da Câmara da Régua
| Norte
Porto Canal/Agências

A cidade do Peso da Régua última os preparativos para as comemorações oficiais do Dia de Portugal, que vão promover o Douro e espalhar a música das Forças Armadas pelo território, disse esta sexta-feira o presidente do município.

Peso da Régua e o Douro são palco das comemorações oficiais do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas e as iniciativas no território arrancam na segunda-feira e prolongam-se até domingo. A celebração estende-se, depois, para a África do Sul.

O presidente da Câmara da Régua, José Manuel Gonçalves, disse esta sexta-feira à agência Lusa que a celebração do Dia de Portugal vai contribuir para que 2023 seja um ano de afirmação do Douro, do território e dos seus vinhos.

A Presidência da República justificou a escolha, referindo que o Douro, Património da Humanidade desde 2001, é a Capital Europeia do Vinho em 2023, designando também o enólogo João Nicolau de Almeida como presidente da comissão organizadora.

“Um dos eixos que temos muito focado no âmbito da Cidade Europeia dos Vinhos é a promoção. É evidente que, quando o senhor Presidente da República nomeou o Douro para as cerimónias do 10 de junho, acaba por contribuir também para essa promoção”, salientou o autarca.

Esta é, acrescentou, uma oportunidade para dar visibilidade à região quer a nível nacional quer no exterior, salientando que se pretende promover o Douro nas comunidades portuguesas, mas também “cada vez mais pelo mundo inteiro”.

“E convidámos o mundo a vir aqui, ao Douro, para entranhar-se naquilo que é a dificuldade de produzir nesta região e aliar a paisagem, o património, a cultura, aos vinhos e gastronomia”, referiu.

De acordo com o programa oficial, a partir de segunda-feira e até domingo decorre uma exposição de meios e iniciativas das Forças Armadas, na zona ribeirinha da cidade, que vão envolver alunos das escolas da região e a população em geral.

Na terça-feira, a Banda da Armada atua na Sé Catedral de Vila Real, no dia a seguir é a vez da Banda Sinfónica do Exército atuar na Basílica Menor de Nossa Senhora da Assunção, em Torre de Moncorvo, e na quinta-feira, a Banda da Força Aérea dá um concerto no Mosteiro de São João de Tarouca.

José Manuel Gonçalves referiu que esta iniciativa visa também promover o património cultural e religioso deste território.

O dia 9 começa com o hastear da bandeira nacional, seguindo-se uma animação cultural representativa da Comunidade Intermunicipal do Douro, que agrega 19 municípios durienses, e um concerto, a bordo de um barco atracado ao cais da Régua, pela Orquestra Ligeira do Exército.

No dia 10 de junho, a cerimónia militar decorre na Avenida do Douro.

Ao final da tarde desse dia poder-se-á assistir ao arriar da bandeira nacional e a um concerto pela Banda Conjunta das Forças Armadas, no auditório municipal da Régua.

A comitiva do Presidente da República segue, depois, para África do Sul.

Devido às comemorações do Dia de Portugal, o município criou uma rede de transportes públicos para colmatar as limitações impostas à circulação de trânsito na cidade e seis parques de estacionamento para dar resposta às necessidades.

É que será necessário impor limitações em algumas artérias da cidade, a nível de estacionamento e circulação, pelo que a câmara vai colocar ao dispor da população uma rede de transportes públicos, entre os dias 8 e 10 de junho.

Nesses dias, os transportes funcionarão entre as 8h00 e as 24h00 e o espaçamento entre autocarros será, aproximadamente, de 10 minutos.

“Esta rede de transportes já era um projeto que estávamos a desenvolver, já tínhamos circuitos definidos e é uma pretensão que temos de, ainda durante neste mandato, colocá-la em funcionamento e vamos fazer o primeiro teste com o 10 de Junho, facilitando, dessa forma a circulação para quem está na cidade e para quem nos vem visitar”, referiu José Manuel Gonçalves.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar "está a analisar" contrato com a STCP até 2034

A Câmara de Gondomar "está a analisar" o contrato de serviço público com a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), que deverá entrar em vigor em janeiro, tendo já sido aprovado ou agendada votação pelos restantes municípios acionistas.

Metro do Porto com circulação suspensa entre Santo Ovídio e Vila D’Este

A circulação de composições de metro entre Santo Ovídio e Vila D’ Este em Vila Nova de Gaia estará interrompida, em ambos os sentidos, na noite de sábado e na manhã deste domingo, informou a Metro do Porto em comunicado enviado às redações.

Tentativa de assalto faz um morto em Vila Real e deixa militar da GNR em estado grave

Uma tentativa de assalto falhada a uma gasolineira em Vila Real causou, esta madrugada, um morto e feriu gravemente um militar da GNR, que tentou impedir o crime, disseram fontes da Proteção Civil e da Guarda à Lusa.