Casa memorial mostra percurso de vida e espiritualidade de beata de Viseu

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 24 jul (Lusa) -- O percurso de vida, a obra e a espiritualidade da beata Madre Rita Amada de Jesus vão estar disponíveis numa casa memorial que é inaugurada no domingo, em Casal Mendinho, na freguesia de Ribafeita, concelho de Viseu.

A Casa Memorial Rita Amada de Jesus é da responsabilidade do Instituto Jesus Maria José, fundado pela beata, que nasceu a 05 de março de 1848 e morreu a 07 de janeiro de 1913.

Fátima Eusébio, do departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu, que tratou dos conteúdos, explicou à agência Lusa que a casa memorial foi implantada no local onde existiam as ruínas da casa onde nasceu Madre Rita, integrando um conjunto que, "para além de informar sobre o seu percurso de vida, dá a conhecer a obra por ela feita e todo o seu carisma e espiritualidade".

No exterior, foi colocado um monumento do artista Paulo Medeiros, onde estão presentes elementos que a beata valorizava, relacionados com "a família, com a eucaristia e com a ligação que ela procurava estabelecer com todos aqueles que viviam com mais dificuldades".

"Conseguiu-se, em termos de construção e depois na articulação com os outros elementos, uma simbiose muito perfeita entre a modernidade e o ambiente mais rural de Casal Mendinho", explicou.

Segundo Fátima Eusébio, a Madre Rita, que viveu na segunda metade do século XIX, era uma mulher muito moderna para a época, "com uma visão e um empreendedorismo extraordinários", uma ligação que está bem conseguida no monumento.

"O aspeto pujante do monumento mostra-nos a força que ela teve para conseguir ultrapassar todos os obstáculos que foram sempre surgindo para a criação da sua obra e depois para a sua manutenção, porque, em 1910, com a implantação da República, o Instituto foi completamente extinto e as irmãs dispersas", contou, lembrando que Madre Rita as mandou para o Brasil com o objetivo de conseguirem continuar a sua missão.

No interior da casa, os visitantes são informados sobre o percurso de vida de Madre Rita, havendo objetos pessoais e reproduções da sua autobiografia e de cartas que escreveu.

"Depois, mostra toda a luta que ela empreendeu para conseguir concretizar aquilo que considerava como sendo a missão que Deus lhe deu: fundar um instituto orientado e vocacionado para a vertente da espiritualidade, para a proteção das crianças, da família e dos mais necessitados", frisou.

Fátima Eusébio avançou que, na envolvente do edifício da casa memorial, existem alguns espaços simbólicos, como um telheiro e uma mina de água onde a beata se refugiou durante a perseguição após a implantação da República.

"Esses dois locais estão neste momento integrados através de um arranjo paisagístico que foi feito neste conjunto da casa memorial e fazem parte do percurso de visita", acrescentou.

Inicialmente, a obra estava orçada em cerca de 300 mil euros, um valor que subiu para que fosse possível a estadia de grupos.

Segundo a responsável, "o valor subiu para cerca de 400 mil euros, porque foi valorizada uma vertente que inicialmente não tinha sido pensada, a construção de um telheiro com instalações sanitárias, chuveiros e bancada de cozinha" para acolhimento de grupos de escuteiros, jovens e outros fiéis que ali queiram ficar acampados ou acantonados.

Rita Amada de Jesus foi beatificada em maio de 2006, depois de a Santa Sé ter reconhecido um milagre que lhe era atribuído: a cura de uma mulher que sofria de uma doença mortal do intestino, na cidade brasileira de Franca, em 1989.

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Quantos burros há no mundo?

Há quem diga que "vozes de burro não chegam ao céu". Há quem os use como insulto, mas também quem os veja como animais dóceis. Esta quarta-feira, dia 8 de maio, celebra-se o Dia Internacional do Burro. Mas, afinal quantos existem no mundo?

Queixas contra médicos aumentaram 20% no ano passado

As queixas contra médicos aumentarem 20% em 2023 relativamente ao ano anterior, totalizando 2.027, mas o número de condenações de profissionais com pena de suspensão ou expulsão baixou, revelam dados da Ordem dos Médicos avançados hoje à Lusa.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".