Adesão da Suécia à NATO. Stoltenberg anuncia encontro na Turquia para desbloquear "últimos obstáculos"

Adesão da Suécia à NATO. Stoltenberg anuncia encontro na Turquia para desbloquear "últimos obstáculos"
| Mundo
Porto Canal / Agências

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse em Oslo que vai deslocar-se à Turquia "em breve" para desbloquear os "últimos obstáculos" sobre a adesão da Suécia à Aliança Atlântica.

"Falei com o Presidente Erdogan no início da semana e vou visitar Ancara em breve (...) para que a Suécia venha a ser membro da Aliança o mais rápido possível", disse Stoltenberg no início de uma reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros dos países da NATO.

Entretanto, o chefe da diplomacia sueca afirmou que Estocolmo reúne todas as condições para aderir à NATO e apelou à Turquia e à Hungria para que levantassem as objeções "sem demora".

"A Suécia cumpriu todos os compromissos que assumiu na Cimeira de Madrid, no ano passado, incluindo a nova legislação sobre terrorismo", disse Tobias Billstrom no início da reunião da NATO, que decorre esta quinta-feira em Oslo.

"Chegou o momento de a Turquia e a Hungria começarem a ratificar a adesão da Suécia à NATO", reforçou Billstrom.

O processo da adesão da Suécia e da Finlândia na NATO foi desencadeado pela última agressão da Rússia contra a Ucrânia em fevereiro do ano passado.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.