Nova moeda de coleção vai entrar em vigor e vale cinco euros

Nova moeda de coleção vai entrar em vigor e vale cinco euros
Foto: Banco de Portugal
| Economia
Porto Canal

No dia 1 de junho de 2023, entrará em vigor uma nova moeda de coleção com o valor de cinco euros.

De acordo com o Banco de Portugal, a moeda é designada de “Miragaia longicollum” e está integrada na série ‘Dinossauros de Portugal’.

A distribuição ao público, segundo um comunicado da instituição, será “efetuada por intermédio das instituições de crédito, das tesourarias do Banco de Portugal e das lojas da Imprensa Nacional — Casa da Moeda".

O limite de emissão é de 30.000 moedas e esta só tem poder liberatório em Portugal.

A nova moeda é constituída, no reverso, por um dinossauro em posição frontal com a cabeça e cauda viradas para o seu lado direito, em silhueta, a representação do solo e de um arvoredo, a indicação da autora, a legenda 'Casa da Moeda' e o nome científico da espécie, Miragaia longicollum.

Relativamente ao anverso, encontra-se a imagem do fóssil do dinossauro em espiral, as legendas 'Portugal' e '2023', o valor facial e o escudo nacional.

+ notícias: Economia

Taxa de desemprego com queda homóloga para 6,8% no 1.º trimestre

A taxa de desemprego fixou-se em 6,8% no primeiro trimestre, 0,4 pontos percentuais abaixo da do mesmo trimestre do ano passado, mas 0,2 pontos acima da do trimestre anterior, divulgou esta quarta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.