Mais de 100 utilizadores da sala de consumo do Porto vivem em outros concelhos da AMP

Mais de 100 utilizadores da sala de consumo do Porto vivem em outros concelhos da AMP
Lusa
| Norte
Porto Canal/Agências

Cento e quarenta de 338 consumidores da sala de consumo assistido do Porto residem em outros concelhos da Área Metropolitana do Porto (AMP), revela o relatório do 2.º trimestre do programa, que inclui dados sociodemográficos de alguns dos utilizadores.

Consultado esta terça-feira pela Lusa, o relatório trimestral de execução do Programa de Consumo Vigiado do Município do Porto indica que foi recolhida informação sociodemográfica de 338 consumidores que frequentam a sala de consumo assistido do Porto, em funcionamento desde agosto de 2024.

Entre os 338 consumidores, 140 residem em outros concelhos da Área Metropolitana do Porto (AMP) que não no Porto, nomeadamente: Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Maia, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Valongo, Gondomar, Santa Maria da Feira, Paredes, Santo Tirso, Oliveira de Azeméis e Espinho.

Do total de consumidores, 122 residem no concelho do Porto e os restantes noutros concelhos dispersos pelo país.

Até fevereiro de 2023, passaram pela sala de consumo assistido do Porto 1.234 consumidores, o equivalente a cerca de 200 admissões por mês. Destes, 1.032 consumidores são do sexo masculino, 201 do sexo feminino e um transgénero.

Nos seis meses do programa, o relatório constata que a prevalência de idade dos consumidores se situa entre os 35 e 54 anos, "com particular predomínio do intervalo compreendido entre os 45 e 49 anos".

O relatório conclui ainda que 97% dos utilizadores da sala tem nacionalidade portuguesa e os restantes são oriundos de 16 nacionalidades diferentes (Brasil, Colômbia, Roménia, Rússia, República Dominicana, Ucrânia, Alemanha, Austrália, Bélgica, Bulgária, Croácia, Índia, Irlanda, Nepal, Paquistão e Senegal).

A maioria dos consumidores utilizou a sala mais do que uma vez, 21% usaram o espaço entre 10 e 49 vezes, 7% entre 50 e 199 vezes e um "número residual de indivíduos" usaram entre 200 e 500 vezes (1%), ou mais de 500 vezes (0,2%).

Naquele espaço foram realizados, ao longo dos seis meses, 22.439 consumos, sendo que 12.050 foram realizados por via fumada e 10.389 por via injetada.

"Ao longo dos seis meses de funcionamento do programa registou-se um aumento progressivo do número médio de consumos por dia, verificando-se, no último mês, um número médio de 160 consumos diários", lê-se no documento.

+ notícias: Norte

Associação de Informática do Centro em Coimbra pode ser transformada em empresa intermunicipal

A direção da Associação de Informática da Região Centro (AIRC) deverá apresentar uma proposta no primeiro semestre de 2025 para transformação em empresa intermunicipal para poder ser competitiva na atração de trabalhadores especializados, afirmou o seu presidente.

Nova plataforma TVDE exclusiva para mulheres operacional nos próximos dias

A Pinker, nova plataforma TVDE que irá ficar operacional nos próximos dias, pretende dar segurança às mulheres quando pedem um veículo, que será conduzido exclusivamente por mulheres, disse à Lusa a fundadora do projeto Mónica Faneco.

PSD de Matosinhos apresenta nova queixa à PSP por destruição de outdoors

A Comissão política do PSD de Matosinhos, apresentou, esta segunda-feira, mais uma queixa contra desconhecidos pela vandalização e corte de lonas expostas em outdoors, de acordo com o comunicado às redações.