Bruxelas mais otimista que Governo prevê desemprego de 6,5% este ano

Bruxelas mais otimista que Governo prevê desemprego de 6,5% este ano
| Economia
Porto Canal/Agências

A Comissão Europeia prevê uma taxa de desemprego em Portugal de 6,5% este ano e de 6,3% em 2024, foi divulgado esta segunda-feira nas previsões económicas de primavera do executivo comunitário.

As projeções do executivo comunitário comparam com as do Governo português, que no Programa de Estabilidade, entregue em abril, aponta para uma taxa de desemprego de 6,7% em 2023 e de 6,4% em 2024.

Bruxelas coloca a taxa de desemprego em Portugal abaixo da média da zona euro, para a qual prevê uma taxa de 6,8% em 2023 e dos 6,7% em 2024, mas ligeiramente acima da média da União Europeia (UE), para a qual aponta para 6,2% em 2023 e 6,1% em 2024.

“Em termos médios anuais, o desemprego [em Portugal] prevê-se em 6,5% em 2023 e 6,3% em 2024 num contexto de aumento moderado do emprego e dos salários reais, compensando amplamente os trabalhadores pela perda de poder de compra em 2022”, refere no capítulo sobre Portugal.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.