Faltam cerca de mil nadadores-salvadores para vigiar as praias portuguesas este verão

Faltam cerca de mil nadadores-salvadores para vigiar as praias portuguesas este verão
| País
Porto Canal

Faltam cerca de mil nadadores-salvadores para vigiar as praias portuguesas durante o verão. Segundo a Autoridade Marítima Nacional, já morreram cinco pessoas por afogamento no mar, desde o início do ano até 30 de abril.

De acordo com o jornal Público, apesar de as temperaturas quentes fazerem-se sentir cada vez mais cedo, ainda não é obrigatório ter as praias vigiadas durante todo o ano. No entanto, o jornal fala em exceções, como é o caso de Matosinhos.

Segundo o Público, a Câmara de Matosinhos tem uma equipa de nadadores-salvadores que estão presentes nas praias do concelho durante todo o ano, desde 2018. Ao jornal, a vereadora da Proteção Civil, Marta Pontes, explica que são oito os profissionais que estão no ativo mesmo fora da época balnear e que o trabalho passa pelo socorro e salvamento, mas também por ações de sensibilização junto dos banhistas.

O Público noticia ainda que, nos últimos anos, tem sido cada vez mais difícil recrutar pessoas para esta atividade, e que os municípios que conseguem ter profissionais no ativo durante todo o dia são Matosinhos, Viana do Castelo, Nazaré, Cascais, Almada e Albufeira.

De acordo com a Autoridade Marítima Nacional, o Instituto de Socorros a Náufragos, que é a entidade que certifica os nadadores-salvadores, certificou 582 novos profissionais até ao dia 10 de maio, chegando assim aos 4331 profissionais no total. No entanto, a AMN explica que normalmente o país tem entre 5200 e 5500 nadadores-salvadores.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.