Equipa Balnear de Matosinhos salvou mais de 40 banhistas nos últimos 15 dias

Equipa Balnear de Matosinhos salvou mais de 40 banhistas nos últimos 15 dias
| Norte
Porto Canal/Agências

A equipa do Sistema de Salvamento Balnear de Matosinhos, no distrito do Porto, resgatou do mar mais de 40 banhistas nos últimos 15 dias, revelou esta quarta-feira a vereadora da Proteção Civil da Câmara Municipal de Matosinhos.

Durante a reunião pública do executivo municipal, que se realizou em Leça da Palmeira, Marta Laranja Pontes referiu que os mais de 40 salvamentos aconteceram na praia de Matosinhos, a mais frequentada do concelho pelos banhistas, apesar de a época balnear ainda não ter arrancado em Portugal.

"Não devem ir ao mar porque, apesar de estar sol e calor, o mar é de inverno", alertou.

De recordar que a 06 de abril, um rapaz de 17 anos morreu afogado na praia de Matosinhos e outros seis foram resgatados por esta equipa de salvamento balnear.

Depois de questionada por uma pessoa que assistia à reunião sobre o porquê de não alargar este serviço a todas as praias do concelho, a vereadora da Proteção Civil esclareceu que a equipa de salvamento balnear não está circunscrita a uma única praia, mas aos 16 quilómetros de costa.

Apesar de se concentrar nas praias de Matosinhos e Leça da Palmeira, as mais frequentadas, a equipa de salvamento percorre e vigia todas as outras, acrescentou.

Marta Laranja Pontes recordou que o Sistema de Salvamento Balnear de Matosinhos funciona durante todo o ano, e não apenas durante a época balnear, desde 2008.

A equipa é composta por oito nadadores salvadores, duas moto 4, uma moto de água para intervenção rápida e duas 'pickup´ adaptadas para salvamento balnear, especificou.

A vereadora frisou que este serviço, em colaboração com a Autoridade Marítima, procura garantir melhores condições de segurança nas praias do concelho, nomeadamente naquelas onde existe a presença habitual de surfistas e onde não existe vigilância regular.

A breve prazo, um dos objetivos passa por estender este serviço ao rio Leça, aproveitando o conhecimento já adquirido da equipa, revelou.

Já na sua página oficial, a Câmara Municipal de Matosinhos publicou uma mensagem sobre como detetar um agueiro, reforçando que os mesmos são "poderosos e por vezes difíceis de detetar".

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.