Comerciante do Bolhão vai exigir indemnização à Câmara do Porto devido a atrasos na abertura de loja
Porto Canal / Ana Mota
Mais de um ano depois da assinatura do contrato com a GO Porto, a loja Oliva & Co. ainda não abriu. A comerciante fala em “patologias construtivas” no espaço que lhe foi atribuído. Helena Ferreira vai exigir uma indemnização à Câmara Municipal do Porto por “custos excessivos” e “lucros cessantes”.
Tudo começou quando Helena Ferreira conheceu a loja que lhe foi atribuída no Mercado do Bolhão. “Em abril 2022, entregaram-me uma loja cheia de patologias, cheia de problemas, nomeadamente fragilidades numa parede e infiltrações de água”, explica. Foi então que solicitou a intervenção da empresa municipal GO Porto que efetuou obras 10 meses depois. Ainda assim, a comerciante diz que os problemas persistem e agora exige uma indemnização à autarquia.
Contactada pelo Porto Canal, a GO Porto diz ter reunido por várias vezes com a comerciante com o “objetivo de dar respostas e alcançar uma solução equilibrada para as várias questões suscitadas”. Ainda assim, a empresa municipal diz ter sido confrontada com “a prática reiterada de vários atos, através de manifestos, comunicações e publicações, que se consideram ofensivos do bom nome e da reputação do Mercado do Bolhão, do Município e da GO Porto". Por este motivo, a empresa de gestão de obras públicas esclarece que está em curso uma queixa-crime no Ministério Público contra a comerciante, com base na difamação que tem vindo a fazer contra o mercado. Quanto aos problemas relatados pela comerciante, relativamente a patologias construtivas, a GO Porto diz que a loja “não apresenta nem nunca apresentou problemas estruturais”.
O estabelecimento dedicado ao azeite deverá abrir dentro de três meses, uma vez que a proprietária diz que irá avançar com as obras no interior da loja, mesmo sem os problemas estruturais estarem resolvidos.
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