Professores anunciam novas ações de luta após greve por distritos com 80% de adesão

Professores anunciam novas ações de luta após greve por distritos com 80% de adesão
| País
Porto Canal / Agências

A plataforma sindical de professores vai voltar a percorrer o país a partir de 22 de maio numa nova ação de luta após a greve por distritos, que terminou esta sexta-feira com 80% de adesão em Lisboa.

A "caravana de professores" anunciada esta sexta-feira pelo secretário-geral da Federação Nacional dos Professores, em nome da plataforma de nove organizações, vai percorrer o país de norte a sul durante sete dias pela Estrada Nacional (EN) 2, partindo de Chaves até Faro.

"Vamos percorrer, pela EN2, todas as localidades, com contactos com a população, plenários nas escolas, levando até Faro esta luta", disse Mário Nogueira em declarações aos jornalistas, no final de uma concentração na praça do Rossio, em Lisboa, que juntou cerca de uma centena de professores.

A nova ação de luta realiza-se após uma greve por distritos, durante 18 dias, que terminou esta sexta-feira em Lisboa. De acordo com o balanço feito pelo líder da Fenprof, nos vários distritos, a adesão à greve rondou os 80%.

+ notícias: País

Confira a chave do Euromilhões desta sexta-feira que vale 160 milhões de euros

Já são conhecidos os números que compõem a combinação vencedora do sorteio desta sexta-feira.

5 de outubro de 1910. A Implantação da República que teve ADN portuense

Completam-se este sábado 114 anos sobre a revolução que assinala o fim da monarquia constitucional em Portugal. Na manhã de 5 de outubro de 1910, a revolução sai à rua, organizada pelo partido Republicano Português, e dá-se a proclamação da República nas varandas da Câmara Municipal de Lisboa. Um movimento que teve como epicentro a capital, mas que teve no Norte e na cidade do Porto um grande aliado para o seu sucesso, capítulos antes nesta fita do tempo revolucionária.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".