PSD e Regionalização. Uma história partilhada, mas que nem sempre seguiu um rumo comum

| Política
Porto Canal

O PSD comemora, este fim de semana, o seu 49.º aniversário. Celebra-se, por isso, a introdução do tema da regionalização em Portugal. Uma história partilhada. mas que nem sempre seguiu um rumo comum ao longo dos anos.

49 anos de Partido Social Democrata.Uma história que começou lado a lado com a regionalização e que líder após líder se foi afastando do conceito.

No início, em 1976, o país preparava-se para votar a Constituição. O documento previa a Regionalização e o PSD votou a favor.

Francisco Sá Carneiro, por oposição a Mário Soares, falava na importância de uma “democracia regional”. O primeiro grande passo no caminho da Regionalização deu-se pelo pé do social-democrata Aníbal Cavaco Silva, com a aprovação da Lei-Quadro das Regiões Administrativas.

A mudança de paradigma começava em 1997, com Marcelo Rebelo de Sousa na liderança do partido. A revisão constitucional apresentada pelo PSD foi aprovada e impunha a obrigatoriedade de um referendo sobre o tema. Foi chumbado e a regionalização ficou adormecida por 25 anos.

O tema volta ao debate político em 2021. Na campanha para as eleições legislativas antecipadas, Rui Rio pronunciava-se favoravelmente à hipótese de um referendo.

A reconciliação entre PSD e regionalização parecia estar pare breve. Depois das eleições, o partido apresentou até um novo projeto de revisão constitucional, que previa uma simplificação do referendo.

Mas com o pedido de demissão de Rui Rio, a proposta de revisão foi retirada.

Luís Montenegro assume a liderança do PSD e a regionalização volta a ser afastada da órbita do partido. Durante a campanha o agora líder da oposição dizia que a discussão sobre o tema “era extemporânea”.

À data dos seus 49 anos, celebra-se um PSD com entraves à regionalização. Mas o futuro, como dita a história do partido, muda à luz de cada um dos seus líderes.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.