Autarca de Viana do Castelo considera que regionalização é uma "emergência" para Portugal

Autarca de Viana do Castelo considera que regionalização é uma "emergência" para Portugal
| Norte
Porto Canal / Agências

O presidente da Câmara de Viana do Castelo lamentou o adiamento da regionalização motivado pela “mudança de liderança no principal partido da oposição”, considerando que o avanço daquele processo é uma “emergência” para o país.

“É lamentável que, mais uma vez, se adie a reflexão e o pensamento relativamente à necessidade, à emergência da regionalização (…). Interpretámos todos que se aproximava esse consenso abrangente e alargado quando acontece uma mudança na liderança no principal partido da oposição que tem responsabilidade na assunção definitiva, se quer ou não a regionalização”, afirmou o socialista Luís Nobre.

Em declarações à agência Lusa, a propósito da posição assumida pelo Governo de que "não faz qualquer sentido" falar num referendo à regionalização, previsto no programa do executivo, devido à "mudança de posição" do PSD sobre o assunto, defendendo um consenso alargado sobre o tema, Luís Nobre afirmou que o adiamento do processo “só prejudica os territórios”.

“A regionalização é fundamental e adiá-la é continuar a criar desequilíbrios entre norte e sul, entre litoral e interior. Enquanto não tivermos coragem de avançar vamos continuar a adiar um desenvolvimento integrado, coeso do país”, afirmou.

Para Luís Nobre, com a “mudança de posição do PSD”, o “Governo fica bloqueado no compromisso eleitoral que assumiu, porque sempre foi desejável que o tema da regionalização fosse abrangente”.

“Sempre que se criam condições, há sempre uma área do nosso espetro político que recua, que teme e não avança num processo em que se deseja que haja um amplo consenso nesse desígnio. Sou um regionalista convicto”, disse.

O autarca da capital do Alto Minho destacou que a regionalização “vai responder aos padrões de desenvolvimento que os cidadãos desejam”, lamentando que “esse compromisso tenha vindo a ser adiado”, criando uma “indefinição que só interessa ao centralismo”.

“Parece que há uma timidez. Que há um desejo e um não desejo. Temos de ser claros neste tema. A regionalização é importante para o país. Vai garantir, efetivamente, coesão social, económica. É uma emergência. O país podia estar mais desenvolvido e muito mais coeso se a regionalização já se tivesse cumprido”, sublinhou.

Lembrou que a regionalização do país “está consagrada na Constituição”, mas que para ser efetivada necessita “de consenso e de plataformas de entendimento”.

"Não se trata de uma opção ideológica. Trata-se de uma alteração organizativa estrutural do país que nos podia levar a avançar mais rápido, a aproximar a decisão, e de legitimar quem toma as decisões”, observou.

Na semana passada, a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, considerou que "não faz qualquer sentido" falar num referendo à regionalização, previsto no programa do executivo, tendo em conta a "mudança de posição" do PSD sobre o assunto, defendendo um consenso alargado sobre o tema.

"Isto naturalmente resulta de uma mudança de posição do líder do principal partido da oposição [Luís Montenegro, PSD]. Portanto, neste momento, não faz qualquer sentido falar de referendo", afirmou Ana Abrunhosa, aos jornalistas, na conferência de imprensa relativa à reunião do Conselho de Ministros então realizada em Faro.

O Programa do Governo indica que, após a descentralização de competências, a eleição dos dirigentes das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) e o reforço do papel destas entidades, pretende-se "reabrir, a partir de uma avaliação da reforma das CCDR, de forma serena e responsável, o debate em torno do processo de regionalização nos próximos anos, com o objetivo de realizar um novo referendo sobre o tema em 2024".

Em julho do ano passado, o líder do PSD alargou a sua objeção a um referendo à regionalização até ao final da legislatura.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).