Botos podem ser extintos dentro de 20 anos. Espécie é frequentemente avistada na Foz do Douro

Botos podem ser extintos dentro de 20 anos. Espécie é frequentemente avistada na Foz do Douro
Luís Afonso / Projeto CETUS
| Norte
Joana Almeida Carvalho

Há dezenas de espécies que estão em vias de extinção em Portugal. Os dados foram partilhados no “Livro Vermelho dos mamíferos de Portugal Continental”. Trata-se de um documento criado com o objetivo de registar espécies raras e que estão ameaçadas.

Segundo o documento, uma das espécies de mamíferos marinhos mais comuns na costa do Norte são os Botos, que se distribuem em toda a costa do país mas principalmente na zona entre o Rio Minho e a Nazaré.

Os botos são frequentemente avistados pelo Projeto CETUS do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), na zona da foz do rio Douro, mas os autores do livro deixam o alerta de que, com o declínio atual, há previsões de que estes animais sejam extintos em aproximadamente 20 anos.

O mesmo documento explica que, considerando as espécies de cetáceos avaliadas, duas foram incluídas na categoria Pouco Preocupante; uma espécie, o golfinho-comum, também regularmente avistado ao largo da costa norte portuguesa, foi classificada como Quase Ameaçado; oito espécies foram incluídas na categoria Informação Insuficiente; três espécies na categoria Vulnerável e duas espécies, o boto e a orca, na categoria de ameaça mais elevada Criticamente em Perigo.

De reforçar que o boto estava anteriormente classificado como Vulnerável, mas acabou por ser agora considerado como Criticamente em Perigo nesta nova atualização do documento.

De acordo com o “Livro Vermelho dos mamíferos de Portugal Continental”, as principais ameaças destas espécies centram-se com “a captura acidental em artes de pesca ilegal, não declarada e não regulamentada, e as redes fundeadas”. Além disso, alertam também para o perigo da poluição sonora em zonas costeiras, que poderá ser agravada pela implementação dos novos parques eólicos que estão a ser pensados para algumas zonas do país, sendo que um deles poderá situar-se a 3km da costa de Vila Nova de Gaia.

Porto Canal

+ notícias: Norte

Construção do maior parque eólico vai nascer no Norte em 2025

A Iberdrola vai avançar em 2025 com a construção de um parque eólico com 38 aerogeradores, nos distritos de Vila Real e Braga, após a obtenção da licença de produção pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).

Sérgio Rebelo é o vencedor do Prémio de Arquitetura do Douro

Sérgio Rebelo é o vencedor desta edição do Prémio de Arquitetura do Douro com o projeto Quinta do Adorigo, no concelho de Tabuaço, distrito de Viseu.

Comunidade Intermunicipal do Ave aprova orçamento de quase 27,5 milhões de euros para 2025

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Ave anunciou a aprovação, este sábado em Guimarães, por unanimidade, o Plano e Orçamento para 2025, no valor de quase 27,5 milhões de euros, um aumento de 4,49% em relação a 2024.