Parque eólico 'offshore´ não causará grandes impactos em Vila Nova de Gaia

Parque eólico 'offshore´ não causará grandes impactos em Vila Nova de Gaia
| Norte
Porto Canal /Agências

O parque eólico 'offshore´, que o Governo tenciona instalar ao longo da costa portuguesa, não causará grandes impactos a Vila Nova de Gaia, dado as torres ficarem a 30 quilómetros da costa, adiantou esta segunda-feira o presidente da câmara.

“Temos uma proposta de localização a cerca de 30 quilómetros da costa e, portanto, o impacto mais importante que é logo o visual não se verifica, mas não quer dizer que não haja algum tipo de impacto, nomeadamente na pesca”, disse Eduardo Vítor Rodrigues aos jornalistas, no final da reunião pública do executivo municipal.

O autarca socialista explicou que, neste momento, estão a ser ouvidas associações de pesca, apesar de Gaia não ter pesca de arrasto onde mais se verifica os impactos dos parques eólicos 'offshore´.

Eduardo Vítor Rodrigues salientou que o objetivo é salvaguardar a situação de Vila Nova de Gaia que, neste projeto, “não é nada critica”.

“Não vou dizer que estou totalmente tranquilo, acompanharemos o processo, mas de facto os impactos no nosso caso não são brutais”, frisou.

O presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia acredita que se houver algo a ajustar será ajustado, revelando que está em cima da mesa a possibilidade de alargar a distância entre as torres eólicas, algo que resolvia a questão das acessibilidades no retorno dos barcos da faina.

Para Eduardo Vítor Rodrigues, este projeto tem interesse nacional, que enquanto autarca subscreve, mas não pode prejudicar as pessoas e as comunidades, sobretudo as piscatórias.

Além disso, a instalação deste parque eólico poderá atrair novos investimentos nesta área para a região Norte, algo em que o concelho de Gaia, no distrito do Porto, tem todo o interesse, comentou.

O projeto para a criação de um parque eólico 'offshore´ em Portugal delimitou, como possíveis áreas de exploração de energias renováveis, Viana do Castelo, Leixões, Figueira da Foz, Ericeira-Cascais e Sines.

A 30 de maio, a secretária de Estado da Energia, Ana Fontoura Gouveia, disse que o leilão eólico ‘offshore’ vai ser lançado até ao final deste ano, devendo o vencedor ser conhecido em 2024.

O Governo tem assumido a ambição de atingir uma capacidade instalada de eólico ‘offshore’ de 10 GW em 2030, a atribuir por leilão.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Detido em Viana tinha mais de 500 doses de droga

Um homem de 21 anos foi detido no dia 25 de abril pela GNR no seguimento de uma ação de fiscalização rodoviária em Viana do Castelo. Após busca do domiciliária à residência do suspeito, foram apreendidas mais de 600 doses de estupefacientes – MDMA, haxixe e cocaína.

Jovem detido em Barcelos por tráfico de estupefacientes em discoteca

Um homem de 20 anos foi detido no dia 25 de abril pela Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Barcelos, por tráfico de estupefacientes dentro de um estabelecimento de diversão noturna em Barcelos, anunciou este domingo a guarda.