Parques de eólicas offshore. “Muitas empresas do setor das pescas terão de encerrar”

Parques de eólicas offshore. “Muitas empresas do setor das pescas terão de encerrar”
| País
Joana Almeida Carvalho

Existem cinco novas possíveis áreas de exploração de energias renováveis no mar: Viana do Castelo, Leixões, Figueira da Foz, Ericeira e Sines. O projeto com as propostas está em consulta pública, mas as associações de pescadores criticam projetos que vão afastar a fauna marinha.

No total, serão 3.393,44 km2 de espaço marítimo nacional que ficarão ocupados pelos parques de eólicas de offshore. É uma área equivalente a 320 mil campos de futebol.

Contactada pelo Porto Canal, a Associação de Armadores de Pesca Do Norte diz que é “com enorme surpresa” que os profissionais do setor têm reagido à implementação destes parques: “Não esperariam que decisões deste tipo, com enorme impacto sobre a atividade da pesca, pudessem ser tomadas sem que previamente fossem ouvidos sobre o assunto”, disse o presidente da direção.

Segundo Manuel Marques, dado o número de parques e a extensão de cada um deles, “muitas empresas da pesca verão ser posta em causa a sua atividade e terão de encerrar”, relembrando que muitas dessas empresas são familiares e que “é extraordinariamente difícil a reconversão destes profissionais para outras atividades”.

Porto Canal

De relembrar que já existe em Portugal um parque de eólicas offshore que fica situado em Viana do Castelo. De acordo com AAPN, a implantação desse mesmo parque “afetou sobremaneira a atividade de muitas embarcações de pesca” que “passaram a exercer a atividade noutras zonas”.

O responsável reitera que a escolha dos locais para estes parques “não teve minimamente em conta a atividade da pesca”.

 

Ministério destaca importância da descarbonização

Já o Ministério da Agricultura e da Alimentação explicou ao Porto Canal que, para já, as propostas encontram-se em consulta pública e que “a proposta preliminar de espacialização das áreas preferenciais teve por base o mapeamento de um conjunto de critérios alargado cuja análise espacial conduziu à seleção preliminar das áreas propostas”.

A instalação destes novos parques de eólicas surge no seguimento do compromisso assumido pelo Governo no âmbito da descarbonização da economia e da aceleração da transição energética e climática, com o objetivo de reduzir as emissões e promover o crescimento das energias renováveis.

As propostas vão estar em consulta pública até ao dia 10 de março.

+ notícias: País

Taxa de desemprego cai para 6,5%

A taxa de desemprego foi de 6,5% em março, menos 0,3 pontos percentuais em termos homólogos e 0,1 pontos percentuais abaixo de fevereiro, segundo a estimativa provisória avançada esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Ministério do Trabalho envia para Tribunal de Contas auditoria à Santa Casa Global

O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) enviou para o Tribunal de Contas (TdC) o relatório final da auditoria à Santa Casa Global, por causa da internacionalização dos jogos sociais, confirmou fonte do ministério.

Pescadores podem voltar a capturar sardinhas em Portugal a partir de hoje

Os pescadores podem, a partir desta quinta-feira, voltar a pescar sardinhas em Portugal, com um limite máximo anual de 29.560 toneladas, mais de 66% da quota atribuída à Península Ibérica.