Parque de eólicas offshore pode ser construído a 3km da costa de Vila Nova de Gaia
Joana Almeida Carvalho
São cinco as novas possíveis áreas de exploração de energias renováveis no mar: Viana do Castelo, Leixões, Figueira da Foz, Ericeira e Sines. O projeto com as propostas está em consulta pública.
No total, serão 3.393,44 km2 de espaço marítimo nacional que ficarão ocupados por estes parques.
Uma das propostas centra-se na instalação de um parque eólico em Leixões que ficará, de acordo com o projeto, a cerca de 3km da costa de Vila Nova de Gaia.
Contactada pelo Porto Canal, a autarquia disse que não iria comentar o assunto.
A instalação destes novos parques de eólicas surge no seguimento do compromisso assumido pelo Governo no âmbito da descarbonização da economia e da aceleração da transição energética e climática, com o objetivo de reduzir as emissões e promover o crescimento das energias renováveis.
As propostas vão estar em consulta pública até ao dia 10 de março.
Vídeo ilustrativo
Em comunicado, os ministérios da Economia e do Mar, do Ambiente e da Energia, e das Infraestruturas e Habitação, as cinco áreas foram escolhidas com base nas “caraterísticas do mar português, que atinge elevadas profundidades a poucas milhas da costa, associadas às áreas geográficas onde os recursos vento e ondulação são mais favoráveis”.
De acordo com a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, a energia destes parques virá de “aerogeradores montados sob estruturas flutuantes e ancoradas no fundo do mar ou em estruturas fixas no fundo do mar onde tal seja possível, complementado por geradores atuados pela energia das ondas”.