Comunidade Intermunicipal do Ave aprova orçamento de quase 27,5 milhões de euros para 2025

Comunidade Intermunicipal do Ave aprova orçamento de quase 27,5 milhões de euros para 2025
| Norte
Porto Canal/ Agências

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Ave anunciou a aprovação, este sábado em Guimarães, por unanimidade, o Plano e Orçamento para 2025, no valor de quase 27,5 milhões de euros, um aumento de 4,49% em relação a 2024.

Em comunicado, a CIM assinala que o documento prioriza os transportes públicos, educação inclusiva, sustentabilidade ambiental e vigilância florestal e que o reforço orçamental reflete a confiança dos municípios e parceiros europeus na gestão da CIM do Ave.

Ainda sobre a Assembleia Intermunicipal que hoje se reuniu em Guimarães, a nota de imprensa refere que o reforço orçamental, para 27,47 milhões de euros, é “atribuído à maior quantidade de transferências correntes para os municípios, particularmente para projetos como 'RecolhaBio' e à estabilização das funções da Autoridade de Transportes”.

Entre os contributos para o orçamento estão, adianta, as candidaturas bem-sucedidas a fundos comunitários, contexto em que ressalta a Cooperação Territorial Europeia, resultante da estratégia de diversificação de fontes de financiamento.

+ notícias: Norte

Construção do maior parque eólico vai nascer no Norte em 2025

A Iberdrola vai avançar em 2025 com a construção de um parque eólico com 38 aerogeradores, nos distritos de Vila Real e Braga, após a obtenção da licença de produção pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).

Sérgio Rebelo é o vencedor do Prémio de Arquitetura do Douro

Sérgio Rebelo é o vencedor desta edição do Prémio de Arquitetura do Douro com o projeto Quinta do Adorigo, no concelho de Tabuaço, distrito de Viseu.

Gestão do hospital de Santo Tirso pela Misericórdia trará mais empregos, sublinha PSD

A transferência da gestão do Hospital de Santo Tirso do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para a União das Misericórdias Portuguesas implicará um reforço de funcionários em vez de despedimentos, defendeu este sábado o PSD local.