"Todos por Portugal". Esperados mais de 70 mil manifestantes em protesto junto ao Palácio de Cristal, no Porto

"Todos por Portugal". Esperados mais de 70 mil manifestantes em protesto junto ao Palácio de Cristal, no Porto
| Porto
Porto Canal/Agências

Mais de 70 mil manifestantes de várias áreas são esperados à tarde num protesto junto ao Palácio de Cristal, no Porto, onde decorre a festa dos 50 anos do PS, com as presenças de António Costa e Pedro Sánchez.

A Marcha “Todos por Portugal” começou a ser preparada "há muito" por um grupo de professores do norte do país que se organiza através das redes sociais, segundo explicou à Lusa a docente Sofia Neves, e a expectativa é conseguir mobilizar profissionais de outros setores.

O protesto começa na Rotunda da Boavista e termina junto ao Palácio de Cristal (Pavilhão Rosa Mota), onde decorrerá mais um evento no âmbito das comemorações dos 50 anos do Partido Socialista, com presenças anunciadas dos primeiros-ministros de Portugal e Espanha, António Costa e Pedro Sánchez.

“Estamos a contar com a presença de milhares de pessoas, entre 70 mil e 100 mil pessoas”, disse a docente, explicando que esta estimativa se deve ao facto de a iniciativa não ser focada apenas nos problemas de quem trabalha nas escolas, tendo sido convidados profissionais de outras áreas.

O Grupo de Professores do Norte contactou associações, sindicatos e ordens profissionais das áreas da justiça, saúde, forças de segurança, agricultura, pescas, oficiais das Forças Armadas, transportes, mas também proprietários de alojamentos locais ou pessoas que não conseguem encontrar casa.

“Esta é uma marcha que junta todos aqueles que estão descontentes com as políticas sociais e económicas do país. As famílias têm vivido com grandes dificuldades financeiras, devido à subida das despesas com a habitação, a alimentação ou os transportes, e este é o momento de dizer basta!”, disse.

+ notícias: Porto

Mãe e filha sequestram duas crianças menores em França

Duas cidadãs estrangeiras, de 41 e 19 anos de idade, foram detidas pelas autoridades judiciais francesas por sequestro de duas crianças menores, informa a Polícia Judiciária em comunicado enviado às redações.

Pedro Sobrado regressa à presidência do São João após deixar liderança da Museus e Monumentos de Portugal

Pedro Sobrado está de regresso à presidência do conselho de administração do Teatro Nacional São João, deixando a liderança da empresa pública Museus e Monumentos de Portugal (MMP).O novo presidente será o historiador de arte Alexandre Pais. Já o investigador João Soalheiro vai dirigir o instituto público Património Cultural, anunciou esta terça-feira o Ministério da Cultura.

Três homens detidos nos bairros de Francos e do Cerco suspeitos de tráfico de droga

A PSP deteve três homens nos bairros de Francos e do Cerco, no Porto, suspeitos de tráfico de droga, tendo também apreendido cerca de 82 doses de heroína, cocaína e haxixe, foi esta terça-feira revelado.