Pedro Sobrado regressa à presidência do São João após deixar liderança da Museus e Monumentos de Portugal

Pedro Sobrado regressa à presidência do São João após deixar liderança da Museus e Monumentos de Portugal
Pedro Benjamim | Porto Canal
| Porto
Porto Canal / Agências

Pedro Sobrado está de regresso à presidência do conselho de administração do Teatro Nacional São João, deixando a liderança da empresa pública Museus e Monumentos de Portugal (MMP).O novo presidente será o historiador de arte Alexandre Pais. Já o investigador João Soalheiro vai dirigir o instituto público Património Cultural, anunciou esta terça-feira o Ministério da Cultura.

Em comunicado, o ministério liderado por Dalila Rodrigues revelou que Alexandre Pais, historiador de arte e atual diretor do Museu Nacional do Azulejo, vai suceder a Pedro Sobrado, que volta assim ao cargo que deixou em outubro enquanto presidente do conselho de administração do Teatro Nacional São João, no Porto.

Por seu lado, João Soalheiro vai suceder ao arquiteto João Carlos Santos no Património Cultural, cessando também funções a vice-presidente Laura Castro.

No mesmo comunicado, o Ministério da Cultura anunciou ainda que Margarida Donas Botto, especialista em recuperação do património, vai assumir o cargo de diretora do Mosteiro dos Jerónimos e da Torre de Belém, em Lisboa, vago desde que Dalila Rodrigues tomou posse como ministra da Cultura, em abril.

+ notícias: Porto

Aeroporto do Porto é o que mais cresce no número de passageiros em Portugal

O número de passageiros movimentados nos aeroportos nacionais aumentou 4,5% até agosto, face aos primeiros oito meses de 2023, para 47,496 milhões, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados, esta segunda-feira.

Porto. Reabilitação de Lordelo do Ouro prevê investimento de 414 milhões de euros em 10 anos

O Plano Estratégico de Reabilitação Urbana de Lordelo do Ouro, no Porto, prevê, entre outros objetivos, a reabilitação de várias habitações e construção de habitação acessível, fruto de um investimento estimado de 414 milhões de euros em 10 anos.

Associação Comercial do Porto assina protocolo para apoiar economia ucraniana

A Associação Comercial do Porto assinou um protocolo com o Governo da Ucrânia para a promoção de uma plataforma que procura proporcionar às empresas ucranianas um canal direto para exportação de bens e serviços, foi divulgado esta segunda-feira.