Feira quer potenciar granito de Vila Pouca de Aguiar

| Norte
Porto Canal com Lusa

A Feira do Granito de Vila Pouca de Aguiar, que decorre de 01 a 03 de agosto, quer potenciar o setor que emprega um terço da população do concelho e que também sofreu com a crise.

O setor do granito é o "motor da economia" em Vila Pouca de Aguiar. Uma das principais apostas do município é precisamente a manutenção da indústria do granito e dos postos de trabalho.

"O objetivo da feira é potencializar o granito que tem uma importância enorme na socioeconomia local", afirmou presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar, Alberto Machado, que falava durante a apresentação do certame, numa pedreira do concelho.

Numa organização conjunta entre a autarquia e a Associação dos Industriais do Granito (AIGRA), a feira visa ainda facilitar oportunidades de negócio e a conquista de novos mercados.

Segundo o município, o concelho tem a sua maior fonte de emprego nesta área, com cerca de um terço da população, ou seja, 4.350 pessoas abrangidas de forma direta e indireta.

Em 2012, o setor movimentou cerca de 150 milhões de euros no concelho, um dos valores mais baixos dos últimos anos.

No ano passado, a quebra manteve-se mas, segundo o presidente da AIGRA, Domingos Ribeiro, em 2014 perspetiva-se alguma retoma.

Às quebras no volume de negócios, o responsável acrescentou outras dificuldades, como a introdução de portagens e o aumento dos preços de combustíveis.

Para tornar o setor mais competitivo, associações, núcleos empresariais e autarquias estão a subscrever um manifesto em defesa do setor do granito, que será entregue ao Governo, e no qual reivindicam, entre outros, eletricidade e gasóleo bonificado, o fim das garantias bancárias para quem abre ou expande atividade ou a revisão da lei dos explosivos.

Um dos pontos altos da Feira do Granito volta a ser o "Arrastão da Grande Pedra".

Populares das freguesias do concelho vão unir forças para arrastar toneladas de rocha, tratando-se, segundo a organização, de um "regresso às origens que pretende homenagear a pedra rainha da região, o granito, e destacar a força e a determinação das gentes do interior".

Antigamente, antes de se recorrer à ajuda dos animais, era com a força dos braços do homem que se transportavam as pedras para a construção de casas ou monumentos.

No recinto da feira vão estar 155 expositores, muitos dos quais ligados ao setor do granito, mas também ao artesanato e ao associativismo locais.

Alberto Machado destacou ainda a assinatura, durante o certame, de um protocolo de colaboração entre o município e a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Luxemburguesa.

+ notícias: Norte

70 alunos vítimas de intoxicação alimentar após jantar de curso em Braga

Cerca de 70 alunos do curso de Direito da Universidade do Minho passaram por uma intoxicação alimentar após um jantar de curso que decorreu num restaurante em Braga. Os estudantes foram levados para os hospitais de Braga e de Famalicão devido a sintomas de intoxicação alimentar, como vómitos, diarreia, desmaios e arrepios.

Trabalhadores da Efacec iniciam greve intercalada de duas horas por turno em Matosinhos

Os trabalhadores da Efacec iniciam esta segunda-feira uma greve de duas horas por turno, que se repetirá na quarta e na sexta-feira, pela defesa dos empregos e da importância estratégica da empresa. A paralisação abrange também todo o trabalho extraordinário durante o mês de maio

Central de Operações de Socorro de Gondomar já recebeu mais de 36 mil chamadas

A Central Única de Gondomar, que ajuda a reduzir o tempo de espera por socorro, recebeu 36.178 chamadas. Inaugurada há um ano, segundo o Jornal de Notícias (JN), “em comparação ao primeiro trimestre de 2023 (sem CMOS) com o de 2024 (com CMOS), houve um aumento do número de ocorrências na ordem dos 22,2%, passando das 3532 para as 4315”.