Cabaz do “IVA zero” entra em vigor esta terça-feira. Comerciantes e clientes mostram-se reticentes

| Porto
Porto Canal

A dois dias de entrar em vigor o IVA Zero para os bens essenciais, muitos portugueses ainda têm dúvidas do verdadeiro impacto desta medida. Este domingo, na feira da Pasteleira, uma das mais antigas do Porto, os consumidores diziam preferir outras medidas como o aumento dos salários e pensões ou a fixação de preços.

Domingo é dia dia de feira na pasteleira. O sol brilha e cheira a fruta, mas no ar paira um clima de dúvida. Muitos consumidores não estão confiantes de que o iva zero nos alimentos vá ter grande impacto no bolso dos portugueses.

São 46 os alimentares que cabem neste cabaz a iva zero. Com a inflação a descer e os preços na mesma, alguns portugueses defendem que o Governo podia ter ido mais longe, até porque aos últimos tempos têm sido tudo menos fáceis.

Esta medida resulta de um compromisso entre o Governo, a distribuição e a raiz de tudo, a produção. Um setor que se vê agora de mãos atadas e que tem medo do impacto da medida nos seus negócios.

A medida temporária do iva zero arranca já esta terça feira e vigora até 31 de outubro.

+ notícias: Porto

Criança ferida com gravidade após ficar com mão presa em escada rolante de shopping em Matosinhos

Uma criança sofreu ferimentos graves após ter ficado com um dos membros superiores presos numa escada rolante do Mar Shopping,em Matosinhos, apurou o Porto Canal junto do Comando Sub-Regional do Porto.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.